CI

Clima desafia produtores argentinos

Plantio do milho ainda nao chegou na metade


Plantio do milho ainda nao chegou na metade Plantio do milho ainda nao chegou na metade - Foto: Pixabay

A colheita de trigo da safra 2025/26 começou com ritmo acelerado no norte da área agrícola da Argentina. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), os resultados preliminares indicam rendimentos superiores à média histórica, especialmente nas regiões do NOA e NEA, refletindo as boas condições de desenvolvimento do cereal. Até o momento, cerca de 5,3% da área apta já foi colhida, com médias que variam de 8 a 15 qq/ha no NOA e 27,3 qq/ha no NEA, superando registros históricos da safra 2019/20.

Na cultura do milho destinada à produção de grãos, a semeadura atingiu 33,8% das 7,8 milhões de hectares estimadas, avançando 4,1 pontos percentuais em relação à semana anterior. A implantação já foi concluída nas regiões Núcleo Norte e Centro-Norte de Córdoba. Nestas áreas, cerca de 25% da superfície apresenta condição hídrica entre regular e seca, aumentando a necessidade de chuvas para garantir o bom desenvolvimento inicial das lavouras. Em contrapartida, regiões com excesso hídrico, especialmente no Centro e Oeste de Buenos Aires, registram aproximadamente 20% da área com umidade acima do ideal.

O girassol também apresenta avanço expressivo, com 51,2% das 2,7 milhões de hectares projetadas já semeadas, impulsionado pelo progresso no sul da área agrícola. No entanto, novas chuvas no Sudeste de Buenos Aires e na Cuenca del Salado atrasaram o trabalho das semeadoras, com déficits de 21 e 19 pontos percentuais em relação à média dos últimos cinco anos. Atualmente, 78,4% da área cultivada cresce sob condição hídrica adequada ou ótima, e 99,1% apresenta estado de cultivo de normal a excelente.

Apesar das altas temperaturas recentes no norte do país, o trigo se desenvolveu muito bem, mantendo 88% da área em condição de cultivo boa a excelente. Embora as expectativas de rendimento sejam animadoras, alertas de geadas para a semana seguinte podem afetar negativamente o desenvolvimento e o enchimento das espigas. Diante desse cenário, a BCBA mantém sua projeção de produção em 22 milhões de toneladas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.