CI

Clima favorável mantém otimismo para a safra de soja

A consultoria destaca ainda que a janela de compra da soja americana é curta


A consultoria destaca ainda que a janela de compra da soja americana é curta A consultoria destaca ainda que a janela de compra da soja americana é curta - Foto: Canva

As projeções climáticas indicam a formação de um La Niña de baixa intensidade e curta duração, com pico previsto entre novembro e dezembro e transição para neutralidade no início de 2026. Esse quadro tende a favorecer a safra de verão no Brasil, embora exista preocupação com possível redução das chuvas no extremo sul do país em dezembro. Ainda assim, para o período completo da safra, as perspectivas permanecem positivas tanto para Brasil quanto para Argentina, segundo o Itaú BBA.

Nos Estados Unidos, a produção de soja da safra 2025/26 ficou menor em razão da redução da área plantada. As exportações foram estimadas em 44,5 milhões de toneladas, pressionadas pela oferta mais enxuta e pela concorrência do produto sul-americano. Mesmo após o anúncio do acordo comercial com a China, o USDA revisou para baixo a projeção de embarques americanos. O Itaú BBA observa que, caso a demanda chinesa não mantenha o ritmo necessário para atingir a meta prevista de 12 milhões de toneladas, os preços podem recuar na bolsa de Chicago conforme novas informações surgirem.

A consultoria destaca ainda que a janela de compra da soja americana é curta, já que os negócios firmados agora só resultariam em embarques a partir de dezembro e chegadas entre o fim de janeiro e meados de fevereiro. Depois desse período, o Brasil volta a ganhar vantagem de custo, com possibilidade de maior disponibilidade antecipada em 2026 devido ao plantio mais avançado.

Com a definição do acordo entre Estados Unidos e China, o foco do mercado deve se voltar novamente ao plantio e ao desenvolvimento da safra sul-americana. A demanda chinesa e o ritmo de embarques americanos tendem a adicionar volatilidade ao mercado. O Itaú BBA avalia que o balanço global de oferta e demanda pode alcançar níveis elevados, sustentado pelas boas perspectivas para Brasil e Argentina, mantendo os estoques mundiais confortáveis. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7