Clima influencia colheita e sanidade do feijão-de-vagem
Feijão-de-vagem tem bom desenvolvimento em Lajeado
                                                Foto: Ibrafe
                    De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (30), o cultivo de feijão-de-vagem segue em desenvolvimento nas regiões de Vale Real e Feliz, na área administrativa de Lajeado. Em Vale Real, a produção é realizada predominantemente a campo e, segundo o relatório, “a cultura encontra-se em estádio de desenvolvimento vegetativo, mas o tempo frio está atrasando o início da colheita”. Até o momento, não há registros de problemas fitossanitários.
Em Feliz, o cultivo também está em fase de desenvolvimento vegetativo e em início de nova colheita. As lavouras apresentam bom crescimento, com florescimento e frutificação inicial. A Emater/RS-Ascar informou que “a umidade do solo tem favorecido a incidência de antracnose e míldio, exigindo monitoramento”. Ainda assim, a qualidade das vagens colhidas é considerada adequada, e os preços permanecem estáveis.
A expectativa é de aumento na produtividade com o retorno do tempo mais seco. O cultivo no município ocorre de forma escalonada, e parte dos produtores utiliza estufins para o manejo da cultura. O preço do quilo do feijão-de-vagem varia entre R$ 8,00 e R$ 10,00.