CI

Clima na região Oeste do PR exige atenção com doenças nas lavouras de trigo

As condições previstas para os próximos dias com aumento de temperatura e umidade, não são ideais


As chuvas dos últimos dois dias e a previsão de que a umidade irá se prolongar na região Oeste do Paraná exigem atenção do produtor de trigo para controlar a possível proliferação de doenças na lavoura. Em Jesuítas se o clima colaborar, são esperadas um produção superior a 100 sacas do cereal por alqueire. As informações são do engenheiro agrônomo da Copacol ,Everton Pontel de Césaro.

De acordo com Everto, em alguns locais existe a presença de ferrugem nas lavouras e as condições previstas para os próximos dias com aumento de temperatura e umidade, não são ideais.

Se concentradas em curto período, as chuvas tendem a ser menos prejudiciais do que quando são contínuas e duram mais tempo, observa Everton, ao lembrar que no ano passado as lavouras de trigo também enfrentaram momentos de umidade. Mas para o engenheiro as lavouras da área da Copacol de Jesuítas estão num bom estágio de alongação. “Outra reocupação nossa é com relação à infestação de oídio que surgiram em algumas lavouras, também devido às condições climáticas que nos últimos dias estão favoráveis a doença”, disse.

Com relação ao pulgão, Everton disse que ainda é baixo a incidência da praga nas lavouras, mas se os agricultores não tomarem os devidos cuidados pode aumentar nas lavouras.

Geadas

Segundo o engenheiro agrônomo as geadas do mês de junho não afetaram as lavouras de Jesuítas. Tudo porque a estiagem fez com que o trigo fosse plantado no final da época de plantio. Este ano a previsão é que a colheita de trigo inicie em jesuítas no início de setembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.