Agricultores do município gaúcho de Santa Rosa, que temem prejuízos com temporais previstos para os próximos dias, trabalham durante a noite na lavoura.
É época da colheita do trigo no Rio Grande do Sul. As máquinas estão no campo para tirar o grão o mais cedo possível. Muitos agricultores temem que os temporais previstos para os próximos dias prejudiquem a safra. Na região de Santa Rosa, no noroeste do Estado, o trabalho segue noite adentro.
O trabalho na lavoura começa logo que o sol aparece. Normalmente as máquinas param no entardecer, mas esta semana os agricultores colheram o trigo até durante a noite.
“A gente está acelerando o máximo a colheita para ver se consegue tirar o que está maduro”, disse o agricultor Lauro Ridel.
Todo o esforço é para aproveitar o tempo seco e colher a safra que até então é uma das melhores dos últimos anos. Se o clima ajudar, a média deste ano no Estado deve ser superior há 40 sacas por hectare. No ano passado foi de 30 sacas. A qualidade do grão também é considerada boa. Mas o excesso de chuva pode reverter a situação.
"A chuva sempre é um transtorno e o trigo nessa fase de colheita, quando chove, perde rapidamente a sua qualidade, principalmente o chamado PH que interfere depois no processo de panificação, ou seja, às vezes a chuva ativa enzimas que prejudicam a panificação”, explicou o agrônomo Sérgio Schneider.
No Estado, em torno de 20% das lavouras foram colhidas. Por causa do esforço, a região de Santa Rosa colheu 40%.
O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor nacional de trigo. Só fica atrás do Paraná.
Agronegócio
Colheita de trigo acelerada no RS
Agricultores gaúchos temem prejuízos com temporais previstos para os próximos dias, trabalham durante a noite na lavoura
Por:
Revista Globo Rural