Colheita do café conilon chega ao fim no Espírito Santo

Agronegócio

Colheita do café conilon chega ao fim no Espírito Santo

O clima prejudicou parte da safra, mas o que preocupa os produtores é a queda no preço
Por:
175 acessos

A colheita do café conilon está terminando, no Espírito Santo. O clima prejudicou parte da safra, mas o que preocupa os produtores é a queda no preço.

O agricultor Giovani Sossai encerrou a panha do café. Na propriedade com 35 hectares plantados a queda na produção foi de 15%. “Devido aos veranicos que passamos em 2007 e 2008, não tivemos um crescimento de rama das plantas. Na realidade, houve uma quebra nas roças mais velhas e um aumento nas roças mais novas. Como as roças mais novas são áreas menores, não supriram a queda das áreas mais velhas”, disse.

Mas não é só o agricultor com queda na safra que passa por dificuldades. Em uma das propriedades de Jaguaré a produção aumentou 50% em relação ao ano passado. Mesmo assim, o produtor não comemora grandes lucros. São 400 hectares de área em produção, o que deve gerar 20 mil sacas. Noventa por cento dos grãos já foram colhidos e beneficiados. Mas a expectativa de venda é desanimadora.

“Hoje, a gente está trabalhando com o café na faixa de R$ 165. A gente chegou a trabalhar no início do ano até a R$ 220. Se o preço continuar do jeito que está, terá que ser um ano de cautela para o produtor de café conilon”, disse o agricultor Pablo Altoé.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink