Colmeia Viva não parou na pandemia
Projeto é uma iniciativa da indústria de agroquímicos para salvar as abelhas

O serviço de assistência técnica do projeto Colmeia Viva continuou atuando mesmo durante o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Uma iniciativa da indústria de defensivos agrícolas para combater o mau uso de produtos e preservar abelhas, o Colmeia Viva Assistência Técnica abriu a modalidade de atendimento online com a presença de uma empresa do setor sucroenergético, além de um apicultor referenciado na atividade e os professores Osmar Malaspina (Unesp) e Roberta Nocelli (UFSCar), consultores do movimento.
Além do atendimento por telefone, o movimento agora também funciona com reuniões virtuais. De acordo com o médico veterinário Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro de defensivos agrícolas, o novo modelo de atendimento do Colmeia Viva Assistência Técnica, a exemplo do que é realizado pelo telefone 0800 771 8000, é gratuito. “Está aberto a agricultores e apicultores de todo o Brasil e se mostrou bem-sucedido. A presença dos professores contribuiu para fortalecer a interatividade entre a empresa e o apicultor. Ambos passarão a atuar em conjunto para promover práticas amigáveis a abelhas”, comenta ele.
“O diálogo entre o agricultor e o apicultor é a chave da proteção de cultivos e da preservação de abelhas e do meio ambiente. A complementaridade entre agricultura e apicultura concentra a maior parte das ações do Movimento Colmeia Viva, e os resultados desse esforço têm sido cada vez mais valorizados no campo”, continua Rhaissa Michievicy, engenheira agrônoma, analista de uso correto e seguro do movimento.