Colômbia está em busca de um novo Juan Valdez
Valdez e seu burro são os maiores símbolos da campanha anual de publicidade da federação de café
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A Federação Nacional de Produtores de Café da Colômbia procura um homem de bigode, de 35 anos, que se dê bem com burros para substituir Carlos Sanchez, que personificou o ícone do café colombiano, Juan Valdez, por 37 anos. O personagem não é pouca coisa para os colombianos, disse Sanchez, que pretende se aposentar em julho. Carlos Sanchez, agora com 71 anos, se sente velho e um pouco gordo demais para representar Juan Valdez. Ele é o segundo ator a personificar o papel desde sua criação, há 45 anos. O primeiro foi um ator cubano chamado José Duval.
A Federação Nacional iniciou o processo de seleção para substituir Sanchez há dois anos e vai escolher o próximo Juan Valdez em julho.
"Primeiro nós precisamos de alguém com um bigode espesso, que fique bem em um poncho e que não tenha medo de burros", disse Gabriel Silva, presidente da entidade. "Mas não é só isso. Precisamos de alguém que seja autêntico, que sinta orgulho do que faz e seja modesto".
Valdez e seu burro Conchita são os maiores símbolos da campanha anual de publicidade de US$ 10 milhões da federação.
Há alguns anos, a federação inaugurou cafeterias sob a marca Juan Valdez para concorrer com a Starbucks. A federação é dona de lojas na Colômbia e nos Estados Unidos, e planeja abrir uma em Madri.
A marca é uma ferramenta poderosa, disse David Altshul, da consultora Character, que foi contratada pela federação para selecionar o novo Juan Valdez.
Sanchez vai ajudar o próximo Juan Valdez e continuará trabalhando como consultor para a federação.
Surpreendentemente, Sanchez nunca trabalhou como produtor de café. Antes de personificar Juan Valdez, era dono de uma pequena gráfica, que ele transferiu para seus filhos.
A Colômbia produz anulmente 12 milhões de sacas de café arábica.