CI

Com assistência da Emater/RS-Ascar, pecuarista de Jaguarão melhoram produtividade

A propriedade dos pecuaristas familiares alcançou um alto índice de assinalação de cordeiros nesta safra


Foto: Pixabay

A propriedade dos pecuaristas familiares Danilo e Maria Lucília Ferreira, na localidade das Pedras Brancas, município de Jaguarão, alcançou um alto índice de assinalação de cordeiros nesta safra. A propriedade de 14 hectares é assistida pelos técnicos da Emater/RS-Ascar, que vêm acompanhando a família há vários anos. O casal foi orientado a manejar as pastagens de forma adequada, através de pastoreio rotativo e controle do capim Annoni.

Com um rebanho de 16 ovelhas, o casal obteve 29 cordeiros, atingindo uma taxa de 181% de assinalação. As ovelhas foram para a pastagem de azevém, numa área de 2 hectares, cinco dias antes da parição e permanecem lá com os cordeiros.

Para controle do capim Annoni, pasto comum na região, a família foi orientada ao uso racional da pastagem com a implantação de azevém em 4,5 hectares divididos em 38 potreiros, promovendo inclusive o combate do capim Annoni. Nesta área, 13 animais bovinos foram mantidos durante o inverno, melhorando também a produção do rebanho.

Com estas ações, a Emater/RS-Ascar incentiva os pecuaristas familiares a aumentar e qualificar a produção, gerando mais renda e qualidade de vida. Há nos, a a Emater/RS-Ascar é a Instituição conveniada com o Governo do Estado e Prefeitura de Jaguarão para prestar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) às famílias rurais, quilombolas e pescadores artesanais do município. em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.