Fechar
CI

Com menor produção, estoques finais de algodão em MT devem recuar 14%

Oferta de algodão em Mato Grosso é revisada para baixo


Foto: Canva

A nova estimativa de oferta e demanda do algodão em Mato Grosso para a safra 2025/26, divulgada em dezembro pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), projeta uma oferta total de 3,47 milhões de toneladas. O número representa queda de 1,23% em relação ao mês anterior e reflete principalmente a revisão na produção, que foi ajustada para 2,58 milhões de toneladas — redução de 1,74% na comparação mensal.

Apesar da menor oferta, a demanda doméstica se manteve estável, estimada em 2,71 milhões de toneladas, indicando equilíbrio no consumo interno. “O recuo na produção foi o principal fator para a revisão da oferta. Com isso, mesmo com a estabilidade na demanda, os estoques finais tiveram um recuo considerável”, destacou o boletim.

Exportações voltam a ganhar força

No cenário externo, as exportações apresentaram sinais de recuperação em novembro. Segundo o Imea, mesmo com uma semana a menos de embarques, o volume exportado no mês superou o registrado no mesmo período de 2024, indicando retomada no ritmo de vendas internacionais.

Esse movimento no comércio exterior, combinado à menor disponibilidade interna, reforça o cenário de redução nos estoques finais, que agora estão estimados em 764,84 mil toneladas — queda de 14,45% em relação ao encerramento da safra anterior.

Impacto no mercado 

A combinação de menor produção e estoques mais apertados pode pressionar o mercado nos próximos meses, sobretudo em caso de manutenção do ritmo de exportações. Para o setor produtivo, o momento é de atenção à evolução climática e ao desenvolvimento das lavouras, que ainda podem sofrer interferências até o fechamento da colheita.

A expectativa é de que o mercado acompanhe de perto as novas atualizações do Imea, previstas para o início de 2026, e que trarão mais clareza sobre o comportamento da oferta e da demanda do algodão em Mato Grosso — estado que concentra mais de 70% da produção nacional da pluma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7