CI

Comercialização da soja 24/25 se aproxima de 92% em Mato Grosso

Tendência é que a comercialização da safra atual seja finalizada nas próximas semanas


Foto: Divulgação

A comercialização da safra 2024/25 de soja em Mato Grosso alcançou 91,94% até setembro, segundo levantamento do IMEA. O ritmo segue acelerado e supera a média dos últimos anos.

O avanço mensal foi de 3,22 pontos percentuais, impulsionado por momentos favoráveis no mercado externo e nos prêmios de exportação. O produtor tem aproveitado oportunidades de preço para encerrar os volumes remanescentes da safra.

A colheita já foi concluída no estado e o escoamento segue ágil, com apoio da demanda firme por coprodutos e da valorização do farelo. O contexto favorece uma postura mais ativa na negociação.

Já a safra 2025/26 começa a mostrar sinais de adesão do mercado, com 27,40% comercializados. O desempenho reflete a confiança dos produtores nas condições de mercado para o próximo ciclo.

Com os custos de produção em alta e a previsão de manutenção de preços firmes, os produtores adotam estratégias mais seguras de venda antecipada. A pré-definição de receitas garante maior previsibilidade no planejamento.

A tendência é que a comercialização da safra atual seja finalizada nas próximas semanas, com foco crescente nas vendas da próxima temporada, especialmente diante das oscilações do mercado internacional.

Conteúdo exclusivo para Cadastrados

Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA
e tenha acesso aos conteúdos do site.

Já tenho cadastro
Não tem conta? Cadastre-se aqui
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.