CI

Comercialização de vinhos teve queda de 7% no RS

As boas vendas de espumantes não se refletiram no mercado do vinho em 2006


As boas vendas de espumantes não se refletiram no mercado do vinho em 2006. Foi registrada redução nas vendas de 7% entre janeiro e novembro. No entanto, a situação não traz preocupação para o setor neste momento, já que a queda é resultado da baixa na produção. A estiagem do verão passado ocasionou em safra menor. O maior espaço para o vinho importado foi resultado do câmbio, que vem caindo. Nosso preço cresceu, e o do importado diminuiu, afirmou o diretor da Agavi, Darci Dani. A valorização do produto nacional deveu-se à menor produção, somada ao aumento na demanda.

Agora, o setor começa a pensar na próxima safra, que deve voltar aos patamares de 2004, crescendo de 20% a 30% em relação a 2006. Vamos nos reunir para montar uma estratégia. Será difícil retomar o espaço da garrafa de vinho importada que substituiu a nossa, afirmou. Em 2005, a safra de uva havia sido de 493 milhões de quilos, contra 423 milhões de quilos em 2006, redução superior a 14%. Na Casa Valduga, houve queda de quase 20% na venda de vinhos em relação a 2005. O diretor enólogo da vinícola, João Valduga, concorda que o problema foi a concorrência com o importado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.