Frete marítimo registrou um aumento de 153%
Alta do frete marítimo ameaça custos agropecuários

O frete marítimo registrou um aumento de 153% entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Em dezembro de 2023, o preço médio do frete de um contêiner de 40 pés ficou em US$ 1.346,20. Já em janeiro de 2024, esse valor subiu para US$ 3.411.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou na edição de janeiro do Análise CNA, um boletim mensal de inteligência de mercado que oferece informações e dados fundamentais para os produtores rurais em suas atividades diárias.
Os conflitos no Oriente Médio foram o principal impulsionador desse aumento nos custos do frete marítimo. As dificuldades de navegação no Canal de Suez exigem desvios nas rotas de transporte de mercadorias, resultando em atrasos logísticos e um aumento na demanda por combustível, além de elevação nos preços dos seguros.
Riscos de Manutenção do Movimento de Alta do Frete Marítimo
- Restrição na oferta de navios graneleiros: As rotas mais longas devem exigir esses navios por um período prolongado.
- Desaquecimento nas compras internacionais de produtos cárneos e frutas: Setores que dependem de contêineres refrigerados podem enfrentar custos mais elevados.
- Aumento nos preços de insumos: Itens como fertilizantes e defensivos tendem a sofrer aumento de preço devido aos custos de transporte mais altos.