CI

Como as partes das plantas afetam os microrganismos?

O trabalho desenvolvido pela equipe científica da Universidade Rey Juan Carlos (URJC), no Reino Unido


Foto: Pixabay

Os microrganismos do solo desempenham um papel fundamental no funcionamento de processos ecológicos fundamentais, como a reciclagem de nutrientes, a produtividade primária e a decomposição da matéria orgânica. 

O trabalho desenvolvido pela equipe científica da Universidade Rey Juan Carlos (URJC), em colaboração com o Departamento de Biodiversidade, Ecologia e Evolução da Universidade Computense de Madrid (UCM) e a Universidade do Arizona ( Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva ), supõe uma mudança de paradigma para as investigações que tentam descobrir as relações existentes entre plantas e microrganismos do solo. 

“O objetivo principal deste estudo foi saber se a composição da cobertura vegetal, a medida tradicionalmente utilizada e a composição das raízes influenciam da mesma forma a diversidade microbiana do solo”, explica Jesús López Angulo, pesquisador da área de Biodiversidade e Conservação e coautor do estudo. 

Os resultados deste trabalho, publicados na revista científica New Phytologist , demonstram que os estudos tradicionais da ecologia do solo baseados exclusivamente na cobertura vegetal produzem resultados enviesados. Além disso, o modelo desenvolvido pela equipe de pesquisa levanta a necessidade de dar um salto qualitativo considerando tanto a cobertura aérea quanto o sistema radicular no estudo da relação planta-micróbio. Para fazer isso, eles usaram um protocolo que incorpora simultaneamente informações sobre a distribuição de raízes e partes aéreas das plantas no estudo dessas relações. 

Em ecossistemas secos e semi-áridos como o Mediterrâneo, a extensão do sistema radicular da planta pode não corresponder à ramificação da parte aérea. Graças aos avanços inovadores em técnicas moleculares como o  metabarcoding , agora é possível conhecer as espécies e abundâncias das raízes no solo, conforme demonstrado por outro estudo desenvolvido por este mesmo grupo de pesquisa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.