CI

Como fica o agro pós-covid?

O coronavirus trouxe a fragilidade da vida, uma crise transformadora


Foto: Nadia Borges

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o novo coronavírus uma pandemia. Um novo mundo estava sendo apresentado a todos, o medo, a insegurança, os desafios que uma pandemia poderia gerar. Nesta quinta-feira (10.06), a diretoria da ABMRA discutiu  sobre o tema: O Agro no pós Covid, a liderança da mulher. O encontro contou com a presença da presidente da SRB – Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, que enfatizou que este é o momento de fortalecer o agro para que o setor saia ainda mais forte e seguro. Tereza ainda avaliou o momento atual do Brasil e do agronegócio. 

 “O coronavirus trouxe a fragilidade da vida, uma crise transformadora. Nunca pensamos tanto na segurança alimentar, tivemos a percepção de que os protocolos brasileiros são muito eficientes. Conseguimos entender que o produtor rural aprendeu a lidar com os problemas”, pontuou a Presidente.

Tereza ainda ressaltou o quanto os brasileiros se conectaram com a importância do SUS (Sistema Único de Saúde) durante a pandemia. 

Há mais de um ano a rotina já não é mais a mesma, os eventos do agronegócio foram cancelados e hoje migramos para o on-line. A revolução digital que a pandemia acelerou em vários setores mudou os rumos da economia. No campo, ela é um diferencial nos processos agrícolas antes mesmo do coronavírus e será grande aliada na recuperação rápida do setor, principalmente por ajudar o produtor a reduzir custos, aumentar a produtividade, prever novas crises e problemas que podem afetar a produção.

“Hoje já nos reorganizamos ao novo normal, o agro gerou empregos, assumimos a importância do agronegócio. O agro é a bola da vez sim, mas temos muitos desafios ainda, estamos vivendo preços históricos, precisamos continuar produzindo” disse. 

O que de fato não parou foi o trabalho do agronegócio, a busca por não deixar com que o Brasil não tivesse escassez de alimentos.  O agronegócio foi o setor que mais gerou emprego com carteira assinada de janeiro a junho, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

A presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Cristina Vendramini foi eleita presidente da Federação das Associações Rurais do Mercosul (FARM) e é a única mulher a integrar o novo corpo diretivo da entidade para o biênio 2020/2021.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.