Como ficam as feiras agro em 2021?
CI
Imagem: Fabio Ulsenheimer
SETOR

Como ficam as feiras agro em 2021?

Todas os grandes eventos estão com datas programadas
Por: -Eliza Maliszewski

A pandemia chegou com força ao Brasil entre o final de março e começo de abril. Com isso somente duas feiras ocorreram de forma presencial: o Show Rural Coopavel, em fevereiro e a Expodireto Cotrijal na primeira semana de março. Já as demais cancelaram suas edições de 2020 ou migraram para formatos digitais.

Neste ano tudo ainda está incerto mas algumas decisões já foram tomadas pelos organizadores. O Show Rural, que tradicionalmente ocorre na primeira semana de fevereiro em Cascavel (PR), foi adiado para 22 a 26 de março. Nesta semana a decisão foi de realizar a 33ª edição em formato híbrido, ou seja, com grande presença digital e atividades presenciais em menor escala.

Um amplo e cuidadoso protocolo sanitário será colocado em prática para que, nos cinco dias, os visitantes possam conhecer as mais diferentes novidades dos mais de 400 expositores presentes. Plataformas e mídias sociais passam a se incorporar definitivamente à cobertura oficial do evento para permitir que visitantes e pessoas dos mais diferentes lugares possam acompanhar as novidades. “Vivemos um novo tempo e precisamos nos adaptar a ele. E é isso o que passamos a oferecer com essa nova proposta”, diz o presidente Dilvo Grolli.

Já a 22ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), está confirmada entre 1º e 5 de março. Um protocolo sanitário com normas, medidas e adequações na área do parque para a realização da feira foram entregues ao governo do Estado ainda em novembro. Medidas restritivas estão programadas para a próxima edição, como a suspensão da Área Internacional e da vinda de delegações estrangeiras. Os grandes eventos presenciais, como os tradicionais fóruns, acontecerão de forma híbrida, com transmissão on-line e poucas pessoas nos auditórios. Também estão previstos a segregação dos fluxos de entrada e saída, a instalação de totens para disponibilização de álcool em gel, a obrigatoriedade do uso de máscaras e do distanciamento entre as pessoas, a higienização e desinfecção frequente de superfícies e áreas comuns e a ampliação do horário da praça de alimentação, dentre outras medidas.

A 9ª Tecnoshow Comigo, de Rio Verde (GO), está com data pré-definida para 12 a 16 de abril. A Agrishow, de Ribeirão Preto (SP), que sempre acontecia entre o final de abril e começo de maio está adiada para o período entre 21 a 25 de junho, com objetivo da entrada de recursos do próximo Plano Safra. A AgroBrasília, que ocorre na capital federal, está programada para acontecer entre 11 e 15 de maio. A Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA), tem expectativa de ocorrer entre 25 a 29 de maio e promete fazer “a melhor feira de todos os tempos”. 

Em nenhuma dessas feiras há mais informações sobre formatos e se haverá condições sanitárias para público presente nos parques. Já a  Expointer, de Esteio (RS), que em 2020 aconteceu em formato híbrido espera manter este modelo junto com a retomada das atividades presenciais no parque. Diferente de outras feiras ela foca em exposição de animais, além das tecnologias e agricultura familiar. A edição 2021 ainda não tem data confirmada. A Expointer normalmente ocorre entre o final de agosto e o começo de setembro.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink