CI

Como funciona o milho com cobertura perene? 

Um dos principais benefícios desse sistema é que suas atividades de manejo são semelhantes às do milho convencional


Foto: Divulgação

Usando coberturas perenes do solo, os agricultores podem fundir a agricultura de alto rendimento com a conservação dos recursos naturais, mantendo ou melhorando a lucratividade. Nesse contexto, Cynthia Bartel, da Iowa State University, explicou como funciona. 

“Os agricultores primeiro plantam seus hectares com cobertura do solo, como bluegrass ou festuca. Eles então plantam sua safra em fileiras. Minha equipe na Iowa State University e eu concluímos recentemente um estudo em que o milho se tornou a cobertura do solo para gramados perenes. Durante o primeiro ano, a grama perene cresce junto com o milho. Resta proteger o solo depois que o milho é colhido, quando o solo está nu. Nos anos subsequentes, para que a grama não cresça demais e interfira com o crescimento do milho, a cobertura do solo é removida na primavera e permanece dormente durante a estação de crescimento do milho. A cobertura do solo sai da dormência e volta a crescer após o fim do calor do verão e do estresse da seca”, comenta. 

Um dos principais benefícios desse sistema é que suas atividades de manejo são semelhantes às do milho convencional. “Em contraste, a maioria dos sistemas de cultivo em linha são projetados para usar toda a estação de crescimento com pouco tempo para estabelecer e remover ou suprimir uma cobertura anual de inverno. Além disso, outras coberturas do solo, como culturas de cobertura anual, têm custos de plantio anuais, mas coberturas de solo perenes não. Isso economiza dinheiro enquanto regenera o meio ambiente”, completa. 

“Outra vantagem dos sistemas de gramíneas e milho perenes é que eles se encaixam no modelo agrícola atual. Coisas como forças de mercado existentes, investimentos em infraestrutura e programas agrícolas federais combinam com o desenvolvimento perene da cobertura do solo. Portanto, os esforços têm sido apoiados por grupos liderados por agricultores, organizações de desenvolvimento econômico rural e fornecedores de insumos comerciais”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.