Como identificar e lidar com os nematoides

FIM DE SEMANA

Como identificar e lidar com os nematoides

Os nematoides incidem sobre a soja e podem causar muitos prejuízos
Por: -Aline Merladete
9607 acessos

Os nematoides incidem sobre a soja e podem causar muitos prejuízos. Os nematoides são caracterizados como vermes que possuem o corpo em formato cilíndrico, geralmente alongado e com as extremidades afiladas. Em algumas situações, as fêmeas assumem formas aberrantes de rim, maçã ou outras que fogem da aparência corriqueira dos vermes.

O tamanho do nematoide é bastante variável, mas quase sempre imperceptível a olho nu, geralmente são microscópicos, habitando o solo, próximo à rizosfera, caracterizada como a região de contato entre o solo e as raízes da planta hospedeira e será exatamente nesta região que se dão os prejuízos. 

De acordo com o pesquisador em Nematologia, Paulo Santos, o nematoide é um organismo que depende exclusivamente da planta para a sua alimentação, desenvolvimento e reprodução. “O nematoide é um organismo que precisa ser manejado de maneira integrada, com informações do material com baixo fator de multiplicação com ajuste de ferramentas químicas e biológicas, além de rotação com plantas não hospedeiras”, ressalta o Paulo Santos. Veja a entrevista com o pesquisador em Nematologia do Instituto Phytus.  

 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink