CI

Como o Japão consegue madeira sem derrubar árvores?

Técnica é bastante diferente com o resto do mundo


Foto: Marcel Oliveira

O Japão possui uma técnica florestal chamada Daisugi, que permite a obtenção de madeira sem cortar totalmente a árvore. Esta silvicultura sustentável é utilizada principalmente em cedros especialmente plantados para esse fim e tem grandes semelhanças com a usada no bonsai, mas funciona em árvores gigantes, afirmou o portal Tempo.com. 

Com isso, os cedros são podados com muita delicadeza e cuidado à mão a cada dois anos, deixando apenas os ramos superiores, dos quais novos ramos brotarão bem para cima. “À primeira vista, ao usar essa técnica, parece que os cedros são cultivados acima de outros cedros. Esses novos brotos tornam-se uma madeira perfeitamente uniforme, reta e totalmente sem nós, ou seja, uma madeira ideal”, explica o portal. 

“A colheita leva 20 anos, de uma única árvore pode crescer até cem brotos por vez e produzem madeira por 200 a 300 anos antes de se esgotarem. O método foi originalmente inventado pelo povo da região de Kitayama por volta de 1300 para resolver o problema de escassez de matéria-prima”, completa. 

O site explica que essa madeira obtida é 40% mais flexível e duas vezes mais resistente que a do cedro normal, e seu formato reto a torna um material perfeito para vigas e tetos que devem ser estéticos e resistentes. Seu consumo aumentou em áreas que costumam ser afetadas por tufões. 

“A parte estética também foi fundamental para a sobrevivência do Daisugi. As árvores podadas com essa técnica adquirem um formato muito peculiar e atraente, e se tornaram aliadas para a decoração de casas, o que aumentou a procura delas nos jardins ornamentais”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.