Como os geminivírus causam doenças nas plantações
A resposta de proteína desdobrada (UPR) é uma resposta eucariótica
Foto: Divulgação Vigna
Os geminivírus são um grupo de vírus de DNA circular de fita simples que causam doenças devastadoras em muitas culturas economicamente importantes, incluindo tomate, tabaco, algodão, milho, trigo, feijão e mandioca em todo o mundo. Devido ao seu pequeno tamanho de genoma e capacidade de codificação limitada, os geminivírus são altamente dependentes de plantas hospedeiras para completar seu ciclo de vida, explorando/manipulando componentes do hospedeiro em diferentes níveis celulares.
A resposta de proteína desdobrada (UPR) é uma resposta eucariótica conservada ao alívio do estresse do retículo endoplasmático (ER), que está envolvido no crescimento, desenvolvimento e resposta da planta ao estresse abiótico e biótico. UPR tem diversas funções na interação planta-RNA vírus, mas o mecanismo em vírus de DNA vegetal ainda é obscuro. Neste estudo, os pesquisadores usaram um vírus de DNA vegetal, Tomato Chinese yellow leaf roll virus (TYLCCNV) e seu betasatélite associado Tomato Chinese yellow leaf roll (TYLCCNB), como modelos para investigar o papel do UPR na infecção viral do DNA da planta.
Para analisar a possível interação entre βC1 e NbbZIP60, dois híbridos de levedura (Y2H), complementar fluorescente bimolecular (BiFC) e co-imunoprecipitação (Co-IP) foram utilizados neste estudo. Os pesquisadores descobriram que βC1 interagiu com NbbZIP60 nos ensaios acima. Os pesquisadores também descobriram que a infecção por TYLCCNV/TYLCCNB ou a superexpressão de βC1 poderia induzir a exportação nuclear de YFP-NbbZIP60. Eles confirmaram ainda que a exportação nuclear de YFP-NbbZIP60 dependia da via de exportação nuclear mediada pela proteína de exportação nuclear (XPO1).