Como recuperar o cafezal após a recepa?
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,172 (1,16%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,45%)

Imagem: Pixabay

RECOMENDAÇÕES

Como recuperar o cafezal após a recepa?

Recomendações inéditas de manejo podem fazer a recuperação
Por: -Eliza Maliszewski
575 acessos

A recepa ou poda drástica é usada para renovar cafezal da espécie arábica quando as plantas ficam desuniformes e improdutivas. Depois de cortar o máximo perto do chão as plantas rebrotam, recuperando o potencial produtivo.

Recomendações inéditas, fruto de um experimento desenvolvido pela Embrapa Cerrados (DF) por cinco anos, mostram algumas dicas de manejo para a recuperação mais rápida.
 
Foram observados bons resultados com uso de irrigação com o estresse hídrico controlado. A medida suspende a irrigação por 60 a 70 dias, no período mais seco e frio do ano, entre o fim de junho e o início de setembro, com o objetivo de uniformizar a floração e a maturação dos frutos. Junto com  irrigação foi observado bom desempenho com a aplicação anual de 300 kg por hectare  de fosfato. Durante a pesquisa, as plantas que receberam o tratamento produziram grãos de boa qualidade química, atestada pelos teores de açúcares e proteínas encontrados. A pesquisa também indica que o produtor deve fazer a análise de amostras de solo e folhas anualmente para avaliar o nível dos nutrientes para indicar a quantidade de adubo a ser aplicada.

O estudo avaliou três formas de adubação fosfatada de manutenção e três regimes hídricos diferentes. Assim que o café foi colhido, as plantas, que já tinham dez anos de cultivo sob pivô de irrigação, foram recepadas. Os pesquisadores passaram então a avaliar a interação entre o manejo da irrigação e o do fósforo, presente no adubo fosfatado, visando à combinação mais favorável ao desenvolvimento do cafeeiro. 
 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink