CI

Como serão as embalagens sustentáveis para fertilizantes?

Confecção de big bags de plástico reciclado e 100% recicláveis irá reduzir pela metade a emissão de gases de efeito estufa


Foto: Marcel Oliveira

A Yara Brasil e a Packem S.A anunciaram uma parceria inédita para a produção de big bags sustentáveis. Big bags é o termo utilizado para definir as embalagens que fazem o armazenamento e transporte de insumos agrícolas, como o fertilizante. Ao buscar uma alternativa ao polipropileno, material utilizado na confecção dos bags e que atualmente tem limitações no seu processo de reciclagem e reprocessamento, encontraram no PET/PCR, o plástico processado depois de consumido, o substituto perfeito, dando origem à primeira embalagem de plástico reciclado e 100% reciclável na agricultura brasileira. O contrato prevê início das entregas para julho de 2022.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela assessoria de imprensa. os novos big bags garantem a mesma funcionalidade e segurança no manuseio das embalagens atuais. Um dos principais benefícios é o seu impacto positivo para o meio ambiente, reduzindo praticamente pela metade a emissão de gases de efeito estufa em relação ao material tradicional. O projeto também vai retirar, inicialmente, cerca de 2 mil toneladas de plástico virgem de origem fóssil do campo. Pelo material ser 100% reciclável, fomentará a economia circular desta cadeia.

Após anunciar avanços na produção do fertilizante verde, as embalagens sustentáveis agregam valor à nova oferta da Yara para o produtor rural e para toda a cadeia. Pioneira na confecção de big bags sustentáveis, a Packem afirma que essa será a maior inovação dos últimos anos no segmento de embalagens para a agricultura. 

A tecnologia especial para a produção de tecidos de alta performance a partir de poliéster/PET, que permitirá essa transformação no campo, é exclusiva da austríaca Starlinger.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.