CI

Como vem a safra de soja e milho?

A segunda safra de milho sofreu uma leve correção para baixo


Foto: Marcel Oliveira

A projeção de produção de soja no Brasil deve bater aproximadamente nos em 120,01 milhões de toneladas (MT), aponta a AgResource Brasil. A Consultoria, filial da empresa norte-americana AgResource Company, fez uma correção para cima em 1 milhão de toneladas, ou de 0,54%, em comparação com os dados da previsão anterior, divulgados no início de março.

Apesar de um pouco maior, o número ainda é 16,42% menor do que a estimativa inicial da AgResource Brasil, que era de 143,69 MT em meados de setembro de 2021. “Essa ajuste é reflexo de melhorias das produtividades no estado do Goiás e ajuste de áreas de alguns outros estados”, comentam os analistas de mercado.

Eles ressaltam ainda que esse número também é menor que a projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 125 MT aproximadamente: “Nesta quinta-feira, 7 de Abril, a Conab divulgará suas estimativas e acreditamos em uma manutenção ou uma queda nos números da entidade”.

MILHO

A AgResource Brasil também realizou um novo ajuste na safra de milho verão, que subiu de 19,91 milhões de toneladas para 21,16 MMT aproximadamente. O aumento também é devido à performance de alguns estados e contabiliza um incremento na primeira safra em 1,25 MMT na comparação da estimativa mensal, ou aumento de 6,27% ante ao número anterior.

Já a segunda safra de milho, sofreu uma leve correção para baixo, saindo de 85,13 para 85,11 milhões de toneladas, diminuição de 0,02 milhões de toneladas ou ajuste de 0,023%. A terceira safra foi mantida em 1,77 milhão de toneladas. Com isso, a produção total de milho no Brasil projetada pela AgResource Brasil é de 108,05 milhões de toneladas número 1,23 MMT maior, ou 1,15% maior do que os 106,82 MMT anteriores.

Os números para o milho projetados pela AgResource Brasil, já consideram as possíveis perdas por conta do clima mais seco que se projeta em todo o Abril de 2022 nas áreas do centro oeste Brasileiro e irá depender do clima. Novos ajustes podem surgir nas próximas revisões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.