CI

Composto ogânico melhora produtividade da cana

O aumento na produtividade pode estar relacionado ao aumento dos teores de alguns nutrientes


Foto: Pixabay

Uma pesquisa realizada pela equipe do Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO) no ano passado, avaliou o efeito na fertilidade química do solo após a aplicação de composto orgânico inoculado com Embiotic, e seus efeitos sobre o desempenho da cultura da cana-de-açúcar. O produto desenvolvido pela Korin Agricultura e Meio Ambiente, potencializa a capacidade da própria natureza em digerir e degradar os resíduos, de forma a enriquecê-los com microrganismos .

O ensaio foi instalado a campo em uma usina de açúcar e álcool no interior do estado de São Paulo. Foram realizados 2 tratamentos na compostagem feito pela usina, cujas matérias-primas são torta de filtro e cinza de caldeira, sendo: testemunha (sem aplicação) e inoculado com o produto. O ensaio teve duração de140 dias, contemplando desde a aplicação do composto no campo até a colheita da cana-de-açúcar nos talhões designados.

Após a realização da biometria, procedimento utilizado para estimar a produtividade e qualidade da cana-de-açúcar que será colhida, verificou-se diferença de 10%, para o número de perfilhos entre os tratamentos, sendo essa diferença de aproximadamente 6,9% a mais para o tratamento onde foi aplicado composto inoculado.

Para o peso de 10 canas, não houve diferença estatística, porém a produção total por hectare é maior no tratamento com o produto, alcançando 75,3 toneladas por hectare, contra 72,6 toneladas por hectare na testemunha, devido ao maior número de perfilhos, contabilizando cerca de 3,5% de aumento em produtividade para o tratamento com Embiotic Compostagem.

O aumento na produtividade pode estar relacionado ao aumento dos teores de alguns nutrientes, constatado após a realização das análises de solo. Verificou-se um aumento de 16,9% no teor de fósforo onde foi aplicado composto tratado em relação ao composto onde não foi aplicado o inoculante. A mesma tendência foi observada em relação ao potássio, onde houve aumento de 10,6% no solo com aplicação de composto.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.