Agronegócio

Conab aponta desvio de arroz no RS

Os fiscais detectaram a falta de 1,85 mil toneladas de estoques do governo na Juma Agropecuária, de Uruguaiana (RS)
Por: -Redação
1 acessos

A Conab protocolou, nessa segunda-feira (04-12), denúncia-crime de desvio de arroz no Ministério Público Federal (MPF) contra a Juma Agropecuária, de Uruguaiana (RS). Os fiscais detectaram a falta de 1,85 mil t de estoques do governo numa inspeção de rotina em 22 de novembro. A empresa foi descredenciada do quadro da Conab.

O advogado que representa a empresa, Eduardo Velo, disse que está contestando na Justiça a ação de arrolamento devido à discordância com a estimativa quantitativa da Conab. A avaliação é feita por cubagem, considerando medidas da unidade armazenadora, peso do grão, margem de erro e perdas técnicas. Segundo Velo, o produto não foi movimentado. Temos o máximo interesse que a Justiça averigue, retire todo o produto dos silos para saber realmente o quanto tem. De acordo com Velo, a empresa tem estocados 16,7 mil t.

A Conab obteve liminar para garantir o bloqueio do produto remanescente. Conforme o superintendente da Conab, Carlos Farias, a companhia decide, nesta semana, se irá remover o saldo ou direciona-lo para VEP. O MPF moverá uma ação cível. Desde 2003, não havia sido detectado nenhum caso de desvio no Rio Grande do Sul.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink