CI

Conab vai reativar usina em Tocantins

Desativada desde 1991, a recuperação da indústria foi realizada por meio de uma parceria entre a Conab e o Sesc


A Conab vai reinaugurar na próxima segunda-feira (22) a usina de beneficiamento de cereais, localizada em Formoso do Araguaia, em Tocantins. Esta unidade será utilizada no processamento e empacotamento de arroz em casca adquirido pela estatal de agricultores familiares da região. O produto industrializado será destinado a programas sociais do governo federal e comercializado em redes de pequenos varejistas da região Nordeste.

Desativada desde 1991, a recuperação da indústria foi realizada por meio de uma parceria entre a Conab e o Sesc. Ela está localizada nas margens da rodovia Belém/Brasília e processará até 20 toneladas de cereal por hora, em embalagens de um e cinco quilos. A usina também terá capacidade de armazenar 2 mil toneladas de produto ensacado.

“Essa reativação vai ampliar os ganhos dos produtores da região ao desonerá-los em até 30% do valor gasto atualmente com o frete”, explica o superintendente da estatal, Vilmondes Macedo. Segundo ele, a unidade deve entrar em funcionamento com aproximadamente 14 mil toneladas de arroz em casca, que resultará em 10 mil toneladas do produto industrializado.

Sustentabilidade - A usina contará com uma máquina de briquetagem que vai transformar casca de arroz em combustível sólido. Os briquetes, espécie de tijolo feito da casca, vão substituir a lenha utilizada nos secadores dos 14 silos que a Conab mantém em Formoso do Araguaia. “O briquete tem um alto poder calorífico e pode ser utilizado até em caldeiras industriais, fornos de padarias, pizzarias e cerâmicas. Nosso objetivo é difundir essa tecnologia como alternativa sustentável para outros armazéns que ainda utilizam lenha”, diz Macedo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.