CI

Conafer é criada

A Conafer já nasce com 340 sindicatos e oito federações estaduais, representando 1,8 milhão de filiados


Com objetivo de dar mais força aos agricultores familiares para cobrar políticas públicas específicas e eficazes dos governos federal, estaduais e municipais, foi criada a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). A oficialização da sua criação foi anunciada na semana passada em Brasília. Segundo Carlos Lopes, um dos articuladores da nova organização junto com outras lideranças sindicais, o setor nunca teve bandeira própria e as duas grandes confederações da área, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), não possibilitavam a independência.


A Conafer já nasce com 340 sindicatos e oito federações estaduais, representando 1,8 milhão de filiados. Segundo Lopes, até o fim do ano haverá federações em todos os estados e no Distrito Federal. O número de agricultores familiares, público-alvo buscado pela nova confederação é aproximadamente 18 milhões de pessoas, podendo dobrar se considerados todos os trabalhadores do setor. Ele diz ainda que hoje se vive uma realidade na qual não a classe não se sente assistida. Já que não se pode ser representado sem ter representantes. Daí a necessidade de ter voz própria.

A criação da Conafer visa a articular, fortalecer e unificar os sindicatos de agricultores familiares e empreendedores familiares rurais do país e as federações que reúnem o segmento da agricultura familiar. Os agricultores familiares e empreendedores familiares rurais se constituem em um setor específico dentro da agricultura. Tanto é assim que a Lei 11.326, de 24 de julho de 2006, estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Isso exclui a agricultura familiar e o empreendedorismo familiar rural, tanto da agricultura empresarial quanto da categoria de trabalhadores rurais assalariados ou que mantenham qualquer outro tipo de relação de trabalho na atividade rural.


A Conafer foi lançada na Câmara dos Deputados, durante o Encontro Nacional dos Sindicatos da Agricultura Familiar, no dia da votação do novo Código Florestal. Na ocasião, seu coordenador nacional, Carlos Lopes, disse que "a agricultura familiar não aceita ser punida por produzir alimentos em um país onde há milhões de pessoas passando fome. Enquanto os grandes plantam pensando apenas em exportar, os agricultores familiares são responsáveis por 70% dos alimentos produzidos no Brasil".
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7