Concessão de área por 30 anos marca abertura da Agrishow
Primeiro dia de Agrishow conta com premiação realizada pela Gerdau
A cerimônia contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e dos Esportes, Aldo Rebelo, da presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), senadora Kátia Abreu, e da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera. Kátia Abreu e Aldo Rebelo foram homenageados com o Prêmio AGRISHOW 2012 Personalidade do Ano e muito aplaudidos pela vitória na votação do Código Florestal. Embora ausente, foi também aplaudido o deputado federal Paulo Piau, relator do Código Florestal na Câmara.
O governador lembrou que há 19 anos a AGRISHOW “nasceu pequenininha, mas sua semente caiu na terra roxa de Ribeirão Preto e tornou-se uma das maiores do mundo, agora com ‘casa própria’”. Além de sancionar a lei que concede por 30 anos o uso do terreno pela feira, o governador anunciou outras medidas que favorecem a produção agropecuária, entre elas o decreto do seguro agrícola sanitário e climático e a ampliação do programa Pró-Trator para o pequeno e médio produtor. Alckmin falou ainda sobre a importância de se elaborar uma política para o etanol, lembrando que São Paulo reduziu o imposto do etanol para 12%, diante de 25% para a gasolina.
Dirigindo-se aos prefeitos dos municípios da região, que compareceram em peso à abertura da feira, a prefeita Dárcy Vera lembrou a luta conjunta que travaram para trazer a AGRISHOW de volta ao município, angariando 120 mil assinaturas. “Uma pesquisa mostra que a feira é um orgulho para os habitantes da cidade e da região, pois gera 22 mil empregos no município. A feira coloca Ribeirão Preto na vitrine, não só para o Brasil, mas também para o mercado internacional”, disse.
Os discursos foram pontuados pela grandeza dos números do agronegócio brasileiro, cuja produtividade passou de 1,44 toneladas/ha em 1970 para 4,40 toneladas/ha em 2011, com uma produção atual de grãos de 150 milhões de toneladas/ano. Foi lembrada a importância da pesquisa, do crédito e do seguro para o agricultor, assim como os gargalos que dificultam um maior crescimento do agronegócio brasileiro, entre eles o câmbio, os juros e os impostos, além dos problemas de infraestrutura.
A solenidade teve início com o pronunciamento do presidente da feira, Maurílio Biagi Filho, dirigido às autoridades e participantes que lotavam o auditório. Antes, todos ouviram de pé o Hino Nacional, tocado por uma formação reduzida da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), e riram dos “causos” contados por Rolando Boldrin, que ainda recitou e cantou a terra e o caboclo brasileiros.
Entre os presentes à cerimônia estavam o senador Aloysio Nunes, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Barros Munhoz, a secretária de Estado da Agricultura, Mônika Bergamaschi, o deputado federal Duarte Nogueira, vários deputados estaduais, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues e as lideranças das principais entidades ligadas ao agronegócio brasileiro.
Foi anunciada também a presença do embaixador da Nigéria e do cônsul da Nova Zelândia, reforçando a informação do presidente da feira de que a AGRISHOW deve transpor as fronteiras do País para chegar à África e à Ásia. A propósito, foi também anunciado o lançamento do portal África, uma parceria entre a Embrapa e a CSMI (Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas) da ABIMAQ.
Primeiro dia de Agrishow conta com premiação realizada pela Gerdau
Quatro empresas receberam troféus na categoria Novidade Agrishow
A Gerdau, uma das principais fornecedoras de aços longos do mundo, divulgou no primeiro dia de Agrishow 2012 os vencedores da 30ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, na categoria Novidade Agrishow. A categoria é destinada a máquinas e equipamentos lançados há menos de um ano e presentes na edição 2012 da feira.
Na divisão Agricultura de Escala o secador de grãos Kronos, fabricado pela Kepler Weber, ficou com o troféu de ouro. O produto apresenta um novo fluxo de grãos no interior do secador, que resulta em menor consumo de lenha para a fornalha. Já o Troféu Prata ficou com o destaque da Mepel e Equipamentos Ltda - o distribuidor de adubo orgânico líquido especial para vinhoto. Entre os seus benefícios estão a melhoria na logística do transporte da vinhaça, a preservação ambiental e o aproveitamento da água residual da concentração do produto no processo produtivo.
A Adubadeira Fertinox 1000E, fabricada pela Implementos Agrícolas Marispan levou o troféu Ouro da divisão Agricultura Familiar. A máquina é utilizada para a aplicação de fertilizantes e oferece agilidade de manobra e precisão na aplicação. O troféu de prata da divisão saiu para o conjunto familiar campeira, equipamento multiuso composto por uma ensiladeira e um triturador, fabricado pela Indústria Agromecânica Pinheiro Ltda.
Sobre a Agrishow
Completando em 2012 dezenove anos de história, a AGRISHOW – Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação – já está consolidada como a principal feira do setor agro na América Latina. Serão mais de 360 mil m² destinados à edição deste ano, serão palco de demonstrações de máquinas e equipamentos agrícolas das principais empresas do mercado, além de rodadas de negócios e visitas técnicas. A organizadora espera receber um público estimado de 150 mil compradores.