CI

Concurso elege a maior rapadura do Brasil

O município pernambucano de Santa Cruz da Baixa Verde é o novorecordista com a maior rapadura do Brasil


Foto: Divulgação

Fabricada a partir da fervura do caldo de cana, a rapadura teve sua fabricação iniciada no século 16 nas Ilhas Canárias, na Espanha. No Brasil a produção teve início no mesmo século, nos primeiros engenhos de cana-de-açúcar e não parou mais. Popular no Nordeste, o alimento é consumido em todo o país e tem até concurso da maior rapadura.  

O município pernambucano de Santa Cruz da Baixa Verde é o recordista com a maior produção de rapadura do Brasil. O concurso realizado no mês de outubro na cidade de 13 mil habitantes, entrou para o recorde nacional e possivelmente mundial. O doce, pesando 8.176 toneladas conquistou o título que anteriormente era da cidade de Pindoretama no Ceará.  

O responsável por preparar a iguaria gigante é o agricultor Valdemir Adriano, que desde 1999 confecciona o produto.  "A minha primeira rapadura tinha 2000 kg, nunca pensei que essa brincadeira local se tornaria um dia em recorde nacional", disse.  

O reconhecimento fará com que a rapadura seja reconhecida no estado e por todo país, embora ela já seja até provérbio popular, por aqui, afinal quem nunca ouviu a frase “rapadura é doce, mas não é mole não”. 

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.