CI

Conheça o gotejamento Subterrâneo em Café Conilon

Irrigação por gotejamento subterrâneo é um avanço considerável para a agricultura mundial


Foto: Netafim

A irrigação por gotejamento subterrâneo é um avanço considerável para a agricultura mundial, sendo adaptada para os mais diversos tipos de cultivo e trazendo muitos benefícios para os produtores rurais.

O artigo Gotejamento Subterrâneo em Café Conilon, do Igor Lapa, Especialista Agronômico Netafim explica como para a cultura do café não foi diferente, com o trabalho iniciado há mais de 10 anos, o gotejamento subterrâneo se tornou uma realidade e uma necessidade nas lavouras de Café Arábica, áreas hoje somadas em mais de 15 mil hectares. Para a Netafim, trabalhar apenas com o Café Arábica não era suficiente, também havia a necessidade de auxiliar os produtores de Café Conilon.  O processo não seria tão simples, pois o desenvolvimento e características das duas culturas são bem diferentes.

A trabalho de desenvolvimento do gotejamento subterrâneo em Café Conilon foi realizado em conjunto com a Hydra irrigações (Empresa especializada em projetos de irrigação) e foi iniciado em 2015, na Fazenda Kitanda município de Guaratinga, localizado no extremo sul da Bahia. Sendo avaliado nos parâmetros mais críticos possíveis, o trabalho foi finalizado com resultados positivos em 2018, e então foi criado o protocolo para instalação e manejo do sistema de gotejamento subterrâneo em Café Conilon.

Em 2019, a Fazenda Nova Estrela, localizada em Mucuri, na Bahia, foi a primeira propriedade a adquirir o sistema de gotejamento subterrâneo com os protocolos oficiais. O sistema de irrigação foi instalado de maneira superficial e 6 meses após o plantio foi realizado a operação de “enterrio” dos gotejadores. O sistema trouxe uma economia superior a 90% em operações de manutenção otimizando a mão-de-obra da fazenda durante as etapas de tratos culturais. Com resultados tão positivos, a fazenda já programa utilizar o sistema enterrado nas próximas lavouras.

Perguntas e dúvidas frequentes: 

1-    A irrigação subterrânea para Café Conilon já é uma tecnologia aprovada pela Netafim?

Sim. Foram anos de trabalho e testes para desenvolver um protocolo oficial de instalação, equipamento e manejo adequados. 

2-    Eu posso aplicar qualquer tipo de gotejador em um sistema de irrigação subterrâneo para Café Conilon.

Não. Café Conilon é uma cultura com sistema radicular extremamente agressivo em crescimento. Existem gotejadores específicos para serem enterrados tanto para questões hidráulicas, quanto para questões de proteção contra intrusão radicular.

3-    Entra sujeira nos gotejadores enterrados?

Não. Utilizando o equipamento adequado, não ocorre o risco de entrar sujeiras no gotejador, o risco está em intrusão radicular nesses gotejadores. Seguindo o protocolo de manejo desenvolvido pela Netafim e utilizando o equipamento correto, a intrusão radicular não será um impedimento.

4-    Quais as vantagens do sistema enterrado?

O gotejamento subterrâneo possui diversas vantagens sendo a principal delas a eliminação de quase 99% dos danos causados por animais, capinas, maquinários, danos de colheita, entre outros práticas provenientes de tratos culturais. Em resumo o sistema enterrado traz economia e otimiza a mão-de-obra.

Artigo Gotejamento Subterrâneo em Café Conilon Por Igor Lapa, Especialista Agronômico Netafim

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.