Construção de parque volta a ser polêmica/CE

Agronegócio

Construção de parque volta a ser polêmica/CE

Apesar da polêmica em torno da transferência do parque de exposições, abertura da Expocrato movimentou a cidade
Por:
198 acessos

Apesar da polêmica em torno da transferência do parque de exposições, abertura da Expocrato movimentou a cidade

Crato. Ao abrir a 58ª Exposição Centro Nordestina e Agropecuária do Crato (Expocrato), o governador Cid Gomes reacendeu a polêmica em torno da construção de um novo Parque de Exposições, enquanto o terreno e as edificações do atual seriam utilizados pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Mesmo ressaltando que a decisão final era da população e que o investimento inicial seria de R$ 25 milhões, a cada explicação, um grupo de manifestantes reagia contra.

O governador mudou o tom do discurso e disse: “Eu quero, pelo menos, que isso não vá servir de picuinha, ou motivo de politicagem para ninguém. Se não quiserem, eu aplico o dinheiro noutra cidade”. Cid Gomes considerou a reação uma tentativa de distorcer informações e fomentar uma disputa entre Crato e Juazeiro do Norte. “Eu nunca disse que iria levar a Expocrato para Juazeiro. Quem está afirmando isso são pessoas mesquinhas que estão alimentando uma rivalidade sem sentido. Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha fazem parte de uma região metropolitana que deve pensar em termos regionais”, lembrou o governador, sugerindo a formação de uma comissão para discutir o assunto. A comissão será formada pelo prefeito do município do Crato, Samuel Araripe, os três deputados estaduais mais votados em Crato, os dois deputados federais mais votados, o presidente da Câmara Municipal e o jornalista Antônio Vicelmo.

Esta comissão, segundo o governador, vai indicar o terreno onde será construída a Expocrato ou definir que não querem o novo parque. O veredicto da comissão será reforçado por uma audiência, a ser realizada nesta quarta-feira pelo Ministério Público, com o objetivo de analisar a proposta do Governo do Estado. O promotor de justiça, Pedro Luiz Lima Camelo, convocou as lideranças do município para o encontro.

Patativa em selo

Durante a solenidade de abertura da Expocrato que, pela primeira vez, ocorreu no início da noite de domingo, foi lançado o selo comemorativo ao centenário de nascimento do poeta Patativa do Assaré. A partir de hoje, durante 15 dias, toda correspondência postada em Crato será carimbada com o selo do poeta, que também ganhou um espaço no estande Urca, onde estão expostos objetos usados pelos sertanejos, como equipamentos de couro, cordéis, xilogravuras livros e a miniatura de uma vila poética.

A exposição é curada pelo professor de história da Urca Titus Riedl, que confeccionou também uma estátua do poeta, em tamanho natural. O professor Plácido Cidade Nuvens, reitor da Urca, que escreveu dois livros sobre Patativa, justificou que a Exposição era uma justa homenagem ao maior poeta popular do Brasil.

Balanço

No primeiro dia, mais de dois mil animais deram entrada no parque, superando as expectativas. O presidente do Grupo Gestor da Expocrato, Francisco Leitão, informou que alguns expositores tiveram que voltar porque não encontraram mais espaço para expor os animais. Na noite de abertura, foram registrados vários engarrafamentos nas ruas do Crato, apesar do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) ter montado um esquema para facilitar o fluxo de automóveis. Leitão calculou que 100 mil pessoas visitaram o parque no primeiro dia de feira. A comissão gestora destacou a cobertura feita pelos veículos de comunicação do Sistema Verdes Mares (SVM), que instalou um estúdio no parque, dando visibilidade ao evento.

Pela volume de negócios, a feira possui forte potencial de investimentos, com previsão de crescimento em torno de 30% a mais que em 2008, que foi superior a R$ 50 milhões. As atrações musicais também são destaque. Ontem, o palco foi animado pelos artistas Parangolé, Waldonis e Stefanie Pontes. Hoje é dia de Biquíni Cavadão, CPM 22 e Red Steel.

Mais informações:
Expocrato
Instituto Agropolos do Ceará
Telefones: (88) 3523-2120 e 3521-3561
www.expocrato.org.br


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink