CI

Consultoria prevê quebra de safra de soja em 5%

O fenômeno El Niño impactou negativamente as regiões produtoras, especialmente no cultivo da soja


Foto: Arquivo Agrolink

Em meio a desafios climáticos e pressões nos preços, a safra agrícola brasileira enfrenta uma quebra estimada em 5%, de acordo com a consultoria Agromove. O fenômeno El Niño impactou negativamente as regiões produtoras, especialmente no cultivo da soja, refletindo em uma produção prevista de pelo menos 312 milhões de toneladas, 2,4% menor em relação ao ano anterior, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O levantamento da Agromove destaca a preocupação central em torno da soja, o carro-chefe da safra brasileira. A oferta elevada da oleaginosa está pressionando as margens dos produtores, mas a consultoria aponta para uma possível melhoria com o aumento dos embarques, impulsionado por preços mais atrativos no mercado.

MAIS: Comportamento das chuvas de janeiro sob impacto do El Niño

Alberto Pessina, CEO da Agromove, explica que as condições climáticas adversas, como chuvas irregulares e excesso de precipitações, afetaram diversas regiões do país. A perspectiva é de uma regularização das chuvas nos próximos meses, mas a quebra na safra de soja ainda pode atingir 5%, segundo Pessina.

No cenário do milho, embora 2023 tenha sido desafiador, a consultoria projeta uma melhora nas margens para os produtores. A alta significativa nos preços do milho para a safra 23/24 pode proporcionar margens mais favoráveis, contudo, Alberto Pessina ressalta a necessidade de condições climáticas favoráveis para evitar quebras na produção.

Quanto ao mercado do boi, a perspectiva é positiva após um ano turbulento. A queda nos preços da arroba, o excesso de oferta e as incertezas políticas e econômicas deram lugar a um cenário mais estável. A expectativa é de estabilidade nos preços em 2024, trazendo alívio e melhoria nas margens de lucro para os pecuaristas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.