Consumo de erva-mate não se resume apenas no chimarrão
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Marcel Oliveira

CADEIA PRODUTIVA

Consumo de erva-mate não se resume apenas no chimarrão

Cadeia produtiva de erva-mate movimenta mais de um bilhão de dólares ao ano
Por: -Aline Merladete
341 acessos

Planta eclética, a erva-mate nativa do Brasil, Argentina e Paraguai, consolidou uma extensa cadeia produtiva, que já movimenta cerca de 1,2 bilhão de dólares ao ano. O consumo da Ilex paraguariensis já não se restringe mais à cuia utilizada para o chimarrão, principal hábito relacionado à cultura no Sul do Brasil. Os diversos produtos e possibilidades de aplicações da planta vêm crescendo significativamente no Brasil e no mundo. E, desde 1980, comemora-se no Estado, na segunda semana de setembro, a Semana da Erva-mate (Lei n° 7.439/80).

De acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Su, o hábito herdado dos índios, passou-se ao consumo em bebidas prontas, como o chá-mate e energéticos, e, mais recentemente, foi adicionada aos cosméticos como xampus e hidratantes, entre outros produtos.

Soma-se aos benefícios à economia agrícola, a preservação ambiental relacionada ao cultivo da planta. Espécie florestal de porte arbóreo, caminha em conjunto com a manutenção das áreas nativas, em que são manejadas para extrativismo ou nas áreas de plantios, sombreados com mix de outras espécies nativas florestais. E mesmo nas áreas plantadas a pleno sol, o mínimo impacto ambiental se mantém, uma vez que, nas boas práticas de produção, recomendadas para o cultivo/manejo da planta, não se aplicam defensivos químicos, somente produtos de princípios ativos biológicos, tratando-se, portanto, de uma cultura essencialmente orgânica.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink