CI

Contratações sem intermediário

O objetivo é acabar com a figura do atravessador, o chamado gato, que ganha com a contratação de trabalhadores


Mais de 90% das usinas de álcool e açúcar de Goiás vão aderir, hoje, ao Protocolo Trabalhista. O protocolo é um acordo que as empresas de todo o Brasil vão fazer com o governo federal garantindo a contratação de trabalhadores para o corte de cana-de-açúcar diretamente por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou pelo seu próprio departamento de recursos humanos, já a partir de hoje. O objetivo é acabar com a figura do atravessador, o chamado gato, que ganha com a contratação desses trabalhadores em todo o País.

Hoje, às 15 horas, os empresários do setor sucroenergético do Brasil vão participar de solenidade em Brasília, no Palácio dos Buritis, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde será assinado o Protocolo Trabalhista.

O Protocolo é resultado de mesa de diálogo para aperfeiçoar as condições de trabalho na cana-de-açúcar, instalada em julho de 2008, e coordenada pela Secretaria Geral da Presidência da República.

Segundo o presidente do Sifaeg/Sifaçúcar, André Rocha, em Goiás, das 36 usinas que vão operar este ano, 32 aderiram ao acordo e outras em construção também vão participar do protocolo.

A adesão ao acordo é voluntária, segundo o Sifaeg. As usinas que aderirem receberão uma espécie de certificado por boas práticas de governança corporativa.

Pelo termo de compromisso, os produtores de etanol e açúcar e o governo federal vão implantar programas de alfabetização e requalificação profissional para os trabalhadores que ficarem desempregados em função da mecanização da colheita da cana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.