CI

Controle biológico de pragas com aplicação via Drone

Foram mais de 1,5 mil hectares, onde registraram 100% de resultado, sem incidência de praga


Foto: Marcel Oliveira

O controle biológico de pragas em lavouras de qualquer tamanho é uma realidade e custa até 30% menos que o controle tradicional com agrotóxicos. No Rio Grande do Sul, é a GEOPLAN, empresa do engº Agrônomo e produtor rural, Cristiano Gotuzzo, que tem obtido resultados sistemáticos a partir de um trabalho de pesquisa de campo realizado em parceira com a  CCGL, em Cruz Alta, RS.

Sobre os resultados, por exemplo, na safra anterior (2018/2019) a Geoplan realizou o controle de pragas com aplicação de agentes biológicos via drone em 10 propriedades produtoras de milho e soja, em municípios da Região Sul do RS. Foram mais de 1,5 mil hectares, onde registraram 100% de resultado, sem incidência de praga.

Na atual safra (2019/2020), o espectro aumentou. Foram cerca de 40 propriedades e mais de 4 mil hectares, pelo estado do RS, que aderiram ao manejo biológico de controle de praga, ecologicamente sustentável e que preserva o meio ambiente. “Ou seja, o produto final é de qualidade superior, tem o mesmo nível de resultado de produção na comparação do manejo com químicos”, explica Gotuzzo.

Além disso, tem três grandes diferenciais competitivos: não agride o meio ambiente, o produto final é saudável, e impactada, positivamente, o valor final do custo da produção. Ou seja, o produtor gasta muito menos. “Na comparação, o uso de controle com agrotóxico custa, em média, R$ 50,00 a aplicação e precisou, nesta safra, ser realizada pelo menos de 3 a 5 aplicações em lavouras de milho. Já nas propriedades com o manejo de controle biológico de pragas, a aplicação custou R$ 40,00 e precisou ser realizada apenas uma vez”, afirma Gotuzzo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.