CI

Controle das principais doenças fúngicas é destaque da Basf na Expocafé 2009

Soluções integradas com benefícios AgCelence™ serão apresentadas aos cafeicultores durante o evento


O Brasil é o maior produtor de café do mundo, com expectativa de colher 39,7 milhões de sacas de café beneficiado nessa safra, segundo dados da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento. Entre os maiores estados produtores do grão, Minas Gerais se destaca com 66% da produção de café tipo arábica, ou 18,97 milhões de sacas de café beneficiado.

Apesar da liderança na produção, as lavouras brasileiras são constantemente ameaçadas por doenças que ocasionam a queda na produção e na qualidade dos grãos. Estudos apontam a incidência de Cercosporiose, Ferrugem e Mancha-de-Phoma em praticamente todas as regiões produtoras. Com intuito de solucionar esses problemas a BASF levará aos cafeicultores as soluções integradas para o cultivo durante a Expocafé, que acontecerá nos dias 17,18 e 19 de junho, em Três Pontas (MG).

Os destaques serão os produtos com benefícios AgCelenceTM, com ganhos comprovados de produtividade entre 10 e 15%. Os efeitos podem ser observados a partir do fungicida Opera®, que previne e controla a Ferrugem e Cercosporiose. “Desde que foi identificada, a ferrugem está relacionada a perdas. Em condições favoráveis a doença pode ocasionar prejuízos de até 50%, sem contar as conseqüências nos anos seguintes. A cercosporiose pode causar perdas de até 30%, a sua importância tem aumentado devido às novas técnicas de manejo, aumento de produtividade das lavouras e pelo avanço em novas áreas. No café, a qualidade dos grãos é essencial para agregar valor ao produto final, principalmente para exportações, e ambas as doenças causam prejuízos na qualidade do produto. Para minimizar as perdas de produtividade e de qualidade a BASF investe em pesquisa e tecnologia, que ano após ano vem contribuindo com o setor cafeeiro”, ressalta Hugo Centurion, gerente de Café e Citrus da BASF.

Durante o evento também será apresentado aos produtores o Tutor®, mais recente lançamento da BASF, o fungicida à base de hidróxido de cobre, é utilizado no manejo das principais doenças da cultura. Além dos fungicidas Cantus®, que atua com eficácia contra a Mancha-de-Phoma (prejudica o pegamento da florada, seca de ramos e ponteiros e promove a queda de folhas e frutos) e Opus SC®, excelente no manejo da ferrugem-do-cafeeiro. Já o inseticida Counter 150G®, controla o nematóide-das-galhas e cigarra-do-cafeeiro, protegendo as raízes do café.

Na oportunidade os técnicos da BASF estarão à disposição dos produtores para orientá-los com informações sobre a linha de produtos e uso adequado.

SERVIÇO:
Evento: Expocafé 2009
Data: 17, 18 e 19 de junho
Local: Fazenda Experimental da EPAMIG – Rodovia MG 167, em Três Pontas (MG)

As informações são da assessoria de imprensa da Basf.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.