CI

Coodetec: há 37 anos produzindo sementes de qualidade

Cooperativa comemora aniversário e reafirma compromisso com a agricultura nacional


Cooperativa comemora aniversário e reafirma compromisso com a agricultura nacional

Em 1974, um dos mais importantes centros de pesquisa agrícola do Brasil começou a dar seus primeiros passos. Foi neste ano que a Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) criou seu departamento de pesquisas, voltado ao desenvolvimento de novas cultivares e híbridos. A Coodetec, como é conhecida hoje, se transformou e ganhou força com a ideia inovadora de agricultores, ligados às Cooperativas do Paraná, que decidiram ampliar o projeto de pesquisa da Ocepar.

A partir de 1995, quando houve a mudança, a Coodetec absorveu os trabalhos e o acervo genético até então desenvolvidos, passando a ter amplitude em todo o território nacional e, hoje, é referência, inclusive, internacional. Atualmente, a Cooperativa gerencia em Cascavel, no Oeste paranaense, uma rede complexa de ensaios e um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de melhoramento genético, biotecnologia, fitopatologia, qualidade de sementes e análise de solos. Além disso, outros centros de pesquisa estão espalhados pelo País (Palotina/PR, Goioerê/PR, Rio Verde/GO e Primavera do Leste/MT).

Atualmente, a Coodetec pertence a 185 mil agricultores, filiados a 34 cooperativas do Brasil. Juntas, somam um faturamento anual de R$ 25 bilhões. Os produtores, ligados a essas cooperativas, além de contar com um fluxo contínuo de produtos e tecnologias de ponta, têm a oportunidade de apontar suas demandas para definição das linhas de pesquisa.

O presidente da Coodetec, Irineo da Costa Rodrigues, explica que o agricultor cooperado tem independência tecnológica. “As tecnologias e produtos gerados pela Cooperativa são de propriedade das afiliadas e, consequentemente, dos seus cooperados”. Segundo Rodrigues, a Coodetec representa as cooperativas no meio científico, especificamente na oferta de cultivares de soja, trigo e híbridos de milho. “É o contra ponto frente aos institutos públicos de pesquisa, que são dependentes das políticas governamentais, e frente às empresas globais, que são formadas por capital externo”.

Sementes

No mercado de sementes, a Coodetec responde por cerca de 12% nas vendas de soja, 26% em trigo e 3,5% em milho. Já são 230 cultivares de trigo, soja e híbridos de milho lançados no mercado brasileiro e sul-americano. A Cooperativa tem cultivares de soja convencional e RR, trigo de alta qualidade industrial, além de híbridos de milho competitivos, inclusive com tecnologia Bt. São sementes de alta qualidade, produtivas e adaptadas a diferentes climas e solos.

O aumento do potencial produtivo CD, safra após safra, se deve aos trabalhos de pesquisa e melhoramento genético, desenvolvidos para cada região produtora do Brasil e Paraguai, de forma específica. O presidente da Coodetec destaca que, para chegar até o produtor, as sementes CD passam por, no mínimo, cinco anos de testes em diversas condições, fora o tempo de pesquisa e desenvolvimento de cada variedade. “Dessa forma, os produtos Coodetec estão entre os mais seguros do mercado. O nosso compromisso de lançar novas cultivares e híbridos e aprimorar aqueles que já estão no portfólio se renova a cada ano.”

O recurso investido em tecnologia é originado pela venda de sementes ou arrecadação de royalties. O produtor que compra sementes legais colabora com o desenvolvimento tecnológico. Aquele que opta por sementes ilegais, além de praticar um crime, abre mão da garantia de qualidade que envolve o processo de produção de sementes e colabora com a disseminação de pragas, doenças e plantas daninhas.

Comemoração

Na próxima sexta-feira, dia 15 de abril, um grande evento deve marcar o aniversário da Coodetec. Nesta data, a Cooperativa completa 37 anos de pesquisa e celebra o 16º aniversário como Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec.

No início da manhã, às 8h30, haverá abertura do evento com participação dos membros do conselho de administração da Coodetec e o presidente da Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues. Na sequencia, Bianko, conhecido nacionalmente pelos shows que misturam mágica e humor, apresenta sua palestra interativa: “O profissional moderno não precisa fazer mágica, mas tem que dar um show!”. Para fechar a manhã, será servido um coquetel.

Quadro social

A COODETEC é constituída atualmente por 34 cooperativas associadas, localizadas em seis estados brasileiros.
CooperativaCidade

AGRÁRIAGuarapuava – PR
AGROPARAssis Chateubriand - PR
BATAVOCarambeí - PR
C.VALEPalotina - PR
CAMISCMariópolis - PR
CAMPPrudentópolis - PR
CAPALArapotí - PR
CAROLOrlândia - SP
CASTROLANDACastro - PR
COAGRUUbiratã - PR
COAMOCampo Mourão - PR
COASULSão João - PR
COCAMARMaringá - PR
COCARIMandaguarí - PR
COFERCATUPorecatu - PR
COMIGORio Verde - GO
COOAGRIDourados - MS
COOPAGRÍCOLAPonta Grossa - PR
COOPATRIGOSão Luiz Gonzaga - RS
COOPAVELCascavel - PR
COOPERALFAChapecó - SC
COOPERPONTAPonta Grossa - PR
COPACOLCafelândia - PR
COPAGRILMarechal Cândido Rondon - PR
COPERCAMPOSCampos Novos - SC
COROLRolândia - PR
COTRIGUAÇUCascavel - PR
COTRIJALNão-Me-Toque - RS
COTRIJUIIjuí - RS
COTRIMAIOTrês de Maio - RS
COTRISA Santo Ângelo - RS
COTRISAL Sarandi - RS
INTEGRADALondrina - PR
LARMedianeira - PR
Fonte: Relatório de Atividades – Exercício Social 2010

As informações são da assessoria de imprensa da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.