CI

Coopaiba ajuda a reestruturar cultura do coco após seca e pandemia

A cultura do coco foi castigada pela seca de 2012 e 2015 perdendo mais de 5 mil coqueirais


Foto: Divulgação

A cultura do coco, que é tradicional entre os municípios da Região Sul de Alagoas,  foi castigada pela seca de 2012 e 2015 perdendo mais de 5 mil coqueirais o que afetou a renda de mais de 300 famílias de agricultores familiares. O setor contou com o trabalho da Cooperativa dos Agricultores e Empreendimentos Solidários  (Coopaiba) utilizando o replantio de quase 70 mil mudas de  coco de qualidade genética , possibilitando a recuperação de 200 hectares.

O processo de reestruturação da cadeia do coco na agricultura familiar dos municípios  de Piaçabuçu, Igreja Nova Feliz Deserto e Penedo, foi a porta de entrada para o fortalecimento da parceria entre Coopaiba e  seus cooperados.

O agricultor Walter Pacheco, que há oito anos toca uma propriedade de coco em consórcio com a pecuária, contou com as ações técnicas de planejamento, orientação e consultorias da cooperativa.

“Uma parceria que valeu a pena. Perdemos muitos coqueirais, e a equipe da Coopaiba aplicou uma estratégia com coqueiros híbridos, disponibilizando adubação, correção de solo e planejamento de inverno. Antes a gente recorria para a adubação mais de uma vez por ano. Foi uma grande ajuda para nos reerguer”, contou o produtor Walter.

Além do auxilio agrônomo, a Coopaiba também absorve a produção dos agricultores para  abastecer a sua fábrica de beneficiamento do coco. “A cooperativa  foi importante no processo de recuperação pois os compradores sumiram após a seca e também recentemente na pandemia. Isso é importante para que esses produtores permaneçam na atividade, com produtividade, e  mercado garantido”,  descreveu o presidente da Coopaiba, Antonino Carvalho . 

Além de atuar na organização da produção e na parte técnica, a cooperativa vai implantar um planejamento de renda de composição. “Para produtores com diversificação de culturas, nós vamos orientar para realização e uma produção onde produtor obtenha renda durante todo o ano. A exemplo de quatro ou cinco safras de coqueiro, um período de renda com o gado de leite, um pouco de casa e no final uma remuneração  precisa para cada época do ano”, revelou Carvalho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.