Cooperativas buscam reduzir custos dos fertilizantes

Agronegócio

Cooperativas buscam reduzir custos dos fertilizantes

O fertilizante é o principal insumo que onera a plantação das culturas praticadas em SC
Por:
427 acessos
As cooperativas agropecuárias de SC, tem se preocupado permanentemente em reduzir os custos de produção das lavouras. O fertilizante é o principal insumo que onera a plantação das culturas praticadas em SC. Apesar de os preços dos adubos terem recuado em mais de 50% nas matérias primas, em comparação com a safra passada, ainda assim os custos são elevados, uma vez que o valor dos grãos também caiu no mercado internacional. A Fecoagro, que mantém uma Unidade Misturadora de fertilizantes em São Francisco do Sul, para atender as 11 principais cooperativas agropecuárias do Estado, tem sido a reguladora dos preços dos fertilizantes em nosso Estado.

Os demais fornecedores de fertilizantes têm se baseado nos preços da Fecoagro para balizar os seus, e isso tem oferecido vantagens a todos os agricultores, haja vista que os preços do mercado acabam recuando. Mas a Fecoagro quer mais: quer tentar reduzir as intermediações nas importações de matérias primas para a formulação de fe rtilizantes, para baixar ainda mais os custos dos produtos. Hoje ela se abastece de Traiders e multinacionais que importam direto e revendem aos pequenos misturadores do Brasil, dentre eles, a Fecoagro.
 
Com a finalidade de tentar aquisições diretas dos produtores de matérias primas no exterior, a Fecoagro fez parte de uma Comitiva organizada pelo Ministerio da Agricultura, que foi á Rússia para buscar negociações diretas com fornecedores de fertilizantes, assim como demonstrar aos russos que temos potencial para importação em contrapartida ás exportações de carnes que fazemos para àquele país. Segundo Ivan Ramos, da Fecoagro, que participou da viagem há possibilidades de negócios diretos, entretanto, precisa as cooperativas brasileiras se unir pára formar volumes expressivos que interesse aos russos, pois nas condições atuais eles preferem vender as Traiders, que adquirem grandes volumes de matéria prima, e com isso gozam de preços especiais.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink