CI

Copom anuncia redução da taxa Selic para 11,75% a.a.

Comitê de Política Monetária reage a sinais de desinflação e adota postura cautelosa diante do ambiente global incerto.


Foto: Pixabay

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu reduzir a taxa Selic para 11,75% ao ano em sua última reunião, respondendo às condições externas voláteis e a indicativos de desaceleração da inflação. A medida reflete uma postura cautelosa em um cenário internacional marcado pelo arrefecimento das taxas de juros nos Estados Unidos e pelos primeiros sinais de queda nos núcleos de inflação.

De acordo com as informações divulgadas pelo Banco Central, o ambiente externo mostra-se menos adverso do que na reunião anterior, destacando-se a diminuição das taxas de juros de prazos mais longos nos Estados Unidos. Bancos centrais das principais economias permanecem focados na convergência das taxas de inflação para suas metas, mesmo diante de pressões nos mercados de trabalho.

O Copom ressalta a necessidade de cautela por parte dos países emergentes, considerando o cenário global. No âmbito doméstico, os indicadores de atividade econômica corroboram a perspectiva de desaceleração antecipada pelo comitê. Destaca-se a desinflação da inflação ao consumidor, especialmente nas medidas de inflação subjacente, que se aproximam da meta nas divulgações mais recentes.

Segundo a pesquisa Focus, as expectativas de inflação para os anos 2023, 2024 e 2025 são, respectivamente, de 4,5%, 3,9% e 3,5%. As projeções do Copom em seu cenário de referência situam-se em 4,6% em 2023, 3,5% em 2024 e 3,2% em 2025. Para os preços administrados, as projeções são de 9,1% em 2023, 4,5% em 2024 e 3,6% em 2025.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.