CI

Crédito rural é instrumento de transformação

Quatro propriedades rurais retratadas em miniatura no espaço da Emater/RS-Ascar na 11ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, estão atraindo os olhares dos visitantes


Quatro propriedades rurais retratadas em miniatura no espaço da Emater/RS-Ascar na 11ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, estão atraindo os olhares dos visitantes. A maquete apresenta todos os aspectos da propriedade que podem ser financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), mas destaca a importância de se conciliar o crescimento à preservação ambiental e ao desenvolvimento social.


“A propriedade deve ser vista como um todo, não só como uma fonte de renda. O crédito rural deve ser interpretado como uma forma de se qualificar a propriedade econômica, social e ambientalmente”, explica o orientador do espaço, o extensionista da Emater/RS-Ascar Arni Hoffmann. “Não adianta a propriedade crescer se ela não olhar para estes aspectos”, completa a extensionista e orientadora no local, Josiane Homan.

As propriedades apresentadas na maquete incluem a preservação ambiental com a representação da conservação do solo, da mata ciliar e da reserva legal. Já o aspecto social está retratado na organização da propriedade, no bem-estar da família e no turismo rural. Quanto ao crédito rural, a maquete aborda o custeio das lavouras e as possibilidades de investimento pelo Pronaf, como fruticultura, irrigação, silvicultura, máquinas agrícolas, bovinos de leite, agroindústria, piscicultura, conservação de solos e armazenagem de grãos.

Antes de buscar o acesso ao Pronaf, o agricultor deve avaliar a necessidade. Após a decisão do que financiar, a família deve procurar o escritório da Emater/RS-Ascar de seu município para obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que será emitida de acordo com a renda anual e as atividades exploradas, direcionando o agricultor para as linhas específicas de crédito a que tem direito.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País. As condições de acesso ao Crédito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar. As informações são de assessoria de imprensa.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.