CI

Cresce demanda por aveia nos EUA

"Os fundos estão dentro e os preços só vão subir a partir daqui"


Foto: Compre Rural

A crescente demanda global, juntamente com a seca devastadora, levando a estoques finais recordes de 2021-22 no Canadá e nos Estados Unidos, criaram uma situação excepcional para os mercados de aveia e produtos de aveia.

“Nunca vi nada assim em meus 40 anos de trabalho na indústria de aveia”, disse Randy Strychar, presidente da Oatinformation, no 45º Seminário de Compras anual da Sosland Publishing Co. no início de junho. Strychar compartilhou insights do mercado de aveia e perspectivas prováveis em sua apresentação em uma das sessões de discussão do seminário.

A demanda por aveia ultrapassou a produção no ano passado, depois que as principais regiões de cultivo de aveia da América do Norte sofreram uma seca severa, o que levou ao esgotamento da oferta que não conseguia acompanhar o uso. O uso de aveia para moagem comercial em relação ao fornecimento total de aveia vem subindo constantemente, passando de 6% em 1994-95 para 27% em 2020-21, e ainda está aumentando, disse Strychar. A diminuição da oferta em meio à crescente demanda, especialmente por produtos de aveia ricos em fibras e sem glúten, juntamente com o emergente setor de bebidas sem laticínios, preparou o terreno para a volatilidade dos preços a longo prazo.

"Os fundos estão dentro e os preços só vão subir a partir daqui", disse Strychar, acrescentando que não espera que os preços da aveia retornem às médias históricas. Além da escassez de oferta e da crescente demanda por aveia, os valores rapidamente crescentes do trigo e de outros grãos sustentaram a força do preço da aveia.

Fora os preços, Strychar disse que continua um pouco otimista em relação à oferta e demanda de aveia. Os registros mostraram que a umidade do solo norte-americano nas regiões de cultivo de aveia melhorou graças às fortes nevascas do inverno passado. Mas o solo saturado de neve tornou o solo muito úmido para o plantio, e a semeadura tardia de aveia no Canadá e nos Estados Unidos geralmente resulta em menores rendimentos das colheitas. O Stats Canada, o escritório nacional de estatística do país, prevê um aumento de 16,6% na área de aveia semeada canadense em 2022. Se realizado, seria a maior colheita de aveia do Canadá em 42 anos. Mas o plantio tardio e a provável redução subsequente nos rendimentos podem resultar apenas na produção média de aveia , na melhor das hipóteses, disse ele.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.