Criado o Conselho de Sanidade Agropecuária em Umuarama/PR

Agronegócio

Criado o Conselho de Sanidade Agropecuária em Umuarama/PR

O Conselho deve operar como a unidade funcional das questões de sanidade animal, vegetal, sua relação com o meio ambiente e também com segurança alimentar
Por:
574 acessos
Representantes de diversas entidades do setor rural participaram da reunião para criação do Conselho de Sanidade Agropecuária (CSA), no Sindicato Rural de Umuarama, na última quarta-feira (16). Participaram Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, SEAB/DEFIS, Emater, Ministério da Agricultura (MAPA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural de Umuarama, Sociedade Rural, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Umuarama (AREAU), Cocamar, Averama, Núcleo das Associações de Produtores Rurais, associações de produtores (estradas Pavão, Moema, Dias, Timbó, Vigor e dos distritos de Roberto Silveira/Nova Jerusalém e Placa União), Conselho de Desenvolvimento Rural e a Associação de Produtores de Leite de Umuarama (APELU).

O encontro definiu diretrizes de trabalho, a composição da diretoria e o estatuto. O Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária é uma entidade com composição interinstitucional de caráter operativo e consultivo, que deve operar como a unidade funcional das questões de sanidade animal, vegetal, sua relação com o meio ambiente e também com segurança alimentar.

“A finalidade é prestar apoio ao sistema de defesa agropecuária do Estado, através da organização e congregação dos segmentos interessados, efetuando a coordenação das ações destinadas a melhorar e preservar o padrão elevado de sanidade da agricultura, da pecuária e produtos derivados na região de abrangência”, explica o diretor de mobilização, Antonio Carlos Favaro.

Além de observar as recomendações do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (CONESA) e do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (FUNDEPEC), a atuação do conselho precisa estar em conformidade com as legislações federal, estadual e com os acordos internacionais.

Compõem a diretoria Ederson Azevedo Ribeiro (Sindicato Rural), diretor presidente; Estefano Demczuk (Sociedade Rural de Umuarama), diretor executivo; Eliane Andrade Formigueri (SEAB), diretora técnica de sanidade animal; Ednilson Simoni (Emater), diretor técnico de sanidade vegetal; e Antonio Carlos Favaro (Prefeitura), diretor de mobilização.

São alguns dos objetivos gerais:

- Agir para promover a saúde pública através do contínuo melhoramento da condição sanitária dos rebanhos e da produção agrícola e florestal;

- Apoiar os serviços de defesa sanitária vegetal e animal na erradicação e controle de doenças contagiosas;

- Conhecer as atividades de risco para a saúde pública, que tenham como origem o comércio e o consumo de produtos agropecuários e trabalhar para a eliminação dos mesmos;

- Propor e contribuir na execução do planejamento estratégico da defesa agropecuária local e regional; motivar sua constante revisão e atualização.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink