Crise e clima reduzem produtividade no campo

Agronegócio

Crise e clima reduzem produtividade no campo

Adubos e fertilizantes mais caros e incertezas sobre a demanda, aliados a um clima pouco favorável, encerrou uma trajetória de três anos de ganho de produtividade na agricultura brasileira
Por:
439 acessos

Adubos e fertilizantes mais caros e incertezas sobre a demanda, aliados a um clima pouco favorável, encerrou uma trajetória de três anos de ganho de produtividade na agricultura brasileira. Neste ano, o agricultor vai produzir menos por hectare.

A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve somar 133,3 milhões de toneladas neste ano, 8,7% menor que a obtida em 2008. Já a área plantada a ser colhida, de 47,2 milhões de hectares, vai recuar para 47,2 milhões de hectares, uma queda de 0,2%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE.

As culturas de arroz, milho (primeira safra) e soja foram as principais responsáveis por essa queda no rendimento no campo. São as chamadas culturas de verão, plantadas entre outubro e novembro do ano passado.

Isso vai acontecer porque o produtor utilizou menos adubo e fertilizante na produção, resultado de preços mais altos dos insumos e incertezas sobre a demanda, o que faz cair o rendimento. O clima também não vai ajudar neste ano,

— O adubo é um nutriente, como nosso alimento. Sem ele, a planta vai produzir menos — explica Mauro Andreazzi, gerente de Agricultura do IBGE.

O blog obteve com o IBGE uma tabela (veja abaixo) que mostra essa relação nos últimos anos. Quando a produção cresce acima da área plantada - ou cai menos do que ela - existe um ganho de produtividade no campo.

A tabela mostra um avanço da produtividade em 2006, 2007 e 2008. Esse avanço não ocorreu nos anos de 2004 e 2005, quando uma série de problemas climáticos (seca) afetou o desempenho da agricultura.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink