CI

CTC libera sua 7ª geração de variedades de cana-de-açúcar

CTC23 e CTC24 são de alta produtividade e resistentes a doenças como a ferrugem alaranjada


CTC23 e CTC24 são de alta produtividade, resistentes a doenças importantes como a ferrugem alaranjada e favorecem plantio e colheita mecanizados no final da safra, principalmente em ambientes de produção das regiões Centro-Sul e Nordeste
 
O CTC - Centro de Tecnologia Canavieira - anunciou a liberação para plantio comercial de duas novas variedades de cana-de-açúcar. A CTC23 e a CTC24 formam a sétima geração de variedades lançada desde 2005 pela empresa, que é dona do maior banco de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo.
 
Controlado por 154 unidades produtoras de açúcar, etanol e energia, além de associações que representam 12 mil fornecedores, o CTC conta com um quadro de acionistas que responde por 60% da moagem nacional de cana-de-açúcar.
 
Segundo o diretor de Pesquisa & Desenvolvimento Agrícola do CTC, Tadeu Andrade, as novas variedades foram estudadas por um período de dez anos em campos experimentais instalados em diferentes regiões produtivas. Envolveram ainda a participação de inúmeras empresas do setor sucroenergético, além dos polos de desenvolvimento varietal que o CTC mantém em toda a fronteira agrícola da cana-de-açúcar brasileira.
 
De acordo com o executivo, CTC23 e CTC24 são de alta produtividade e recomendadas para colheita no final da safra, em ambientes de produção de potencial médio e alto.
 
O coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento, Arnaldo Raizer, complementa que as novas variedades “adaptam-se muito bem” nas condições de solo e clima do Centro-Sul e do Nordeste brasileiros. Ele informa ainda que a CTC23 passou por 41 ensaios técnicos finais; a CTC24, por 46. “As soqueiras das duas variedades têm ótima brotação e longevidade, inclusive na colheita mecanizada de cana crua”, revela Raizer.
 
No tocante às principais doenças e pragas da cana-de-açúcar, CTC23 e CTC24 mostraram resistência às ferrugens marrom e alaranjada, à escaldadura, ao mosaico e ao amarelecimento. Ambas também apresentaram reação intermediária ao carvão e tolerância à broca Diatraea saccharalis ou broca da cana.
 
O diretor de Mercados, Osmar Figueiredo Filho, comemora o bom desempenho das variedades de cana liberadas pelo CTC nos últimos seis anos. “A área cultivada com as nossas variedades vem duplicando a cada ano. Atualmente, as CTCs ocupam índices de plantio acima de 50% nas lavouras de diversas unidades produtoras de açúcar, etanol e energia. Trata-se de um dado muito representativo se considerar que o atual Programa de Melhoramento Genético do CTC chegou ao mercado, de fato, em 2005”, conclui Figueiredo Filho.
 
CTC23 e CTC24: Características Agronômicas e Tecnológicas
 
CTC23
 
Apresenta alto teor de sacarose e alta produtividade. Destaca-se pela tolerância à seca e longevidade das soqueiras, inclusive na colheita mecanizada. Variedade responsiva, de porte ereto e com alta produtividade ao final da safra. Não floresce. Apresenta teor de fibra médio. Recomendada para regiões de maior déficit hídrico e para colher do meio para o final da safra, em ambientes de médio a alto potencial. É tolerante à broca Diatraea saccharalis e às principais doenças da cana-de-açúcar.
 
CTC24
 
Apresenta alta produtividade e excelente brotação, destacando-se pela longevidade das soqueiras, inclusive na colheita mecanizada. Variedade de perfilhamento muito alto e excelente fechamento de entrelinhas. Raramente floresce. Apresenta teor de fibra alto. Recomendada para plantio em ambientes de médio a alto potencial de produção e colheita no final da safra. É tolerante às principais doenças da cana-de-açúcar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.