CI

Cultivar com mix de cultivares chega em 2023

Variedade resulta em maior qualidade, segurança e estabilidade produtiva


Foto: Divulgação Biotrigo/Lucas Santos

Chega ao triticultor brasileiro, em 2023, uma nova cultivar de trigo desenvolvida com uma tecnologia que mescla duas ou mais cultivares do cereal. A tecnologia desenvolvida pela Biotrigo Genética, já é consolidada em várias partes do mundo e usada no Brasil para a nutrição animal.

A chamada XBIO é uma combinação de trigo exclusivo para alimentação humana e trabalha a combinação de ciclos, características agronômicas e de qualidade industrial, resultando em um produto final com maior qualidade, segurança e estabilidade produtiva. 

O primeiro produto desta linha recebe o nome comercial de XBIO Fusão, e consiste em uma mistura de proporções idênticas de TBIO Audaz e TBIO Sagaz. “No campo, a performance dessa mistura é excelente quando comparada às duas cultivares avulsas. Ela é estável e isso é um ponto muito importante para todas as misturas que existem no mundo”, destaca o diretor e melhorista da empresa, Ottoni Rosa Filho.

O Sagaz traz como característica a elevada resistência ao oídio, uma das principais doenças que afetam a cultura, enquanto o Audaz possui maior suscetibilidade à enfermidade. Ao misturar ambas as cultivares, foi possível constatar um avanço em resistência às doenças. “Quando colocamos os dois materiais juntos, na mistura, percebemos um comportamento de campo melhor se comparado com o Audaz plantado separamente”, conta Ottoni. 

Outro fator está na qualidade industrial. Pelo mix possuir duas cultivares melhoradoras, a união proporcionou evoluções em panificação, tanto para salto de forno, quando para pestana. “Além disso, se atestou uma grande melhora na cor da farinha, que ficou mais branca e menos amarelada”, afirma o melhorista.

Para o gerente de qualidade do Moinho Anaconda, Fábio Guerreiro, foram observados consideráveis aperfeiçoamentos no mix após a realização de uma série de análises. “O que se destacou no pão foi um salto de forno diferenciado, junto com pestanas abertas em casca fina e com crocância na medida certa. Com isso, o pão francês ficou simétrico e bem-proporcionado”, aponta Guerreiro. 

A semente básica de TBIO Sagaz está em produção neste ano. Após a colheita, a cultivar será comercializada aos produtores de sementes. No final de 2022, será produzida a mistura entre Sagaz e Audaz para, em 2023, os produtores terem o primeiro acesso ao mix XBIO Fusão.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.