CI

Cultivares de soja do sul do Brasil ganham espaço no centro-oeste

Cultivares de ciclo longo foram as mais afetadas por estas condições



Na safra 2013/2014, a Fazenda Bela Vista, localizada em Serra Bonita, fronteira de Minas Gerais com Goiás, cultivou 1.500 hectares de soja. De acordo com a engenheira agrônoma da propriedade, Jéssica Comin Berticelli, a última safra da região sofreu com a estiagem, a ferrugem asiática e o ataque de lagartas, como a helicoverpa e a falsa medideira. As cultivares de ciclo longo foram as mais afetadas por estas condições.

Neste contexto, o destaque ficou com as cultivares mais precoces.  A Fazenda Bela Vista, por exemplo, reservou uma área experimental para testar as cultivares FPS Júpiter RR e FPS Antares RR, e o resultado foi melhor que o esperado.  Enquanto a produtividade média da propriedade foi de 50 sacos/ha, FPS Júpiter RR (grupo de maturidade 5.9) obteve média de 70 sacos/ha, e FPS Antares RR (grupo de maturidade 6.8), 62 sacos/ha.

De acordo com o coordenador da unidade de cultivos de verão da Fundação Pró-Sementes, Victor Sommer, as cultivares desenvolvidas para o sul do Brasil, como FPS Júpiter RR e FPS Antares RR, apresentam um ciclo mais curto quando semeadas no centro-oeste. Além disso, Sommer alerta que a densidade da semeadura também deve ser adaptada, normalmente recomendando o aumento do número de sementes por metro quadrado. O porte das plantas também tende a mais baixo nestas regiões.

“FPS Júpiter RR e FPS Antares RR apresentam boa adaptação ao centro-oeste brasileiro”, afirma Victor Sommer. Ele esclarece que estão foram realizados ensaios de extensão de recomendação destas cultivares para a região. Na próxima safra, elas já estarão indicadas no Zoneamento Agrícola de Risco Climático para os estados de Goiás e Mato Grosso. Nos próximos anos, outras regiões devem ser incluídas.

Diante do resultado positivo, Jéssica Comin Berticelli acredita no potencial de desenvolvimento dos materiais na região, e já estuda adotá-las na lavoura.

Com boa sanidade e ampla adaptação, as cultivares FPS Júpiter RR e FPS Antares RR são resultado do trabalho de melhoramento da GDM Genética do Brasil. Para a produção de sementes, o licenciamento é realizado exclusivamente por meio da Fundação Pró-Sementes.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.