CI

Cultivo de consórcio de café com macadâmia é 215% mais produtivo

Os resultados foram alcançados por um experimento de longa data, com a colheita de dez safras de café e macadâmia


Foto: Sheila Flores

Texto: Correspondente Victor da Matta

Em pesquisa liderada pela APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, durante 13 anos, mostra o cultivo consorciado de café com macadâmia 3,2 vezes mais rentável, tornando-se uma opção viável para a produção rural paulista. 

Segundo APTA, os sistemas consorciados foram mais produtivos que os monocultivos, atingindo 215% de rendimento. Os resultados foram alcançados por um experimento de longa data, com a colheita de dez safras de café e macadâmia. Os resultados foram publicados na revista científica internacional Food and Energy Security.

Foi diagnosticado que as duas culturas juntas se complementam, com melhores condições ambientais no uso de recursos como nutrientes, água e luz, mas principalmente no aumento dos rendimentos comparado ao monocultivo de café.

Os benefícios estão na diminuição da velocidade dos ventos em até 60%, pois as nogueiras (árvore da macadâmia) funcionam como quebra vento. Também foi constatado que a produção é protegida de calor excessivo, produzindo cerca de 10% a mais, aumento da eficiência do uso da terra em 2,6 vezes e retorno de investimento mais rápido. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.