CI

Cultivo de grão-de-bico cresce 1400% no Brasil

Produtividade baixa da Índia cria oportunidades de exportações do produto brasileiro


Dados divulgados através de um levantamento realizado pelo setor de hortaliças da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indicam que o cultivo de grão-de-bico do Brasil cresceu cerca de 1400% em apenas um ano. Além disso, informações publicadas pela Sociedade Nacional da Agricultura admitem que a área plantada da leguminosa no Brasil saltará de 860 hectares no ano passado para 12 mil hectares até o final de 2018. 

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, a cultura está se adaptando bem ao território brasileiro, com maior destaque para o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia. Ele afirma ainda que estão sendo testados dois tipos de cultivo, irrigado e não irrigado. 

“Aqui no Brasil trabalhamos com dois tipos de cultivos: irrigado e não-irrigado. No primeiro caso, comum no MT, o custo de produção é menor e a produtividade fica em torno de 1.500 a 2.500 quilos/hectare. Já no sistema irrigado_ aplicado principalmente em GO, MG e BA_, os custos de produção são maiores, mas consegue-se atingir de 2.500 a 3.000 quilos/hectare”, comenta. 

Segundo ele, o grão-de-bico cultivado no Brasil é do tipo  Kabuli, enquanto que o mais consumido em países asiáticos, como a Índia, é o do tipo Desi. “Mas já estamos, em parceria com uma empresa indiana, trabalhando em testes de adaptação de sementes de Desi aqui no Brasil”, afirma. 

Outro fator positivo é que a Índia, que é o maior consumidor do alimento, não conseguirá suprir a demanda nos próximos anos, o que abre portas para outros países, como o Brasil. “Como a produtividade na Índia é baixa, principalmente com o grão-de-bico, eles vão depender das importações, o que cria oportunidade para o Brasil”, finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.