Cultivo de hortaliças no “espaço”
CI
Imagem: Divulgação
ENTENDA

Cultivo de hortaliças no “espaço”

Os brasileiros consomem 27 quilos de hortaliças por ano
Por: -Aline Merladete

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

Quando se fala em cultivo de hortaliças, logo imaginamos batata, cebola, cenoura, abóbora, chuchu, pimentão, alface entre outras variedades. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros consomem 27 quilos de hortaliças por ano. Entre os cuidados para a plantação estão o solo ideal, adubação, controle de pragas, luz suficiente, etc.  

Agora imagine ter uma plantação de hortaliças no “espaço”? Pois é, pesquisadores trabalham para que esse cenário se torne realidade. O experimento investiga a possibilidade de uma futura agricultura espacial. Alface, rabanete e pimentas, vingaram no solo de um tipo de asteroide, que tem em sua composição fósforo e potássio.

O problema da dieta dos astronautas deu início aos estudos. A alimentação espacial   geralmente tem alimentos desidratados e de preparação rápida no cardápio.  De acordo com estudo publicado no Planetary Science Journal,  a Universidade de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, foi a reponsável pelos experimentos.  Os vegetais cultivados a bordo da Estação Espacial Internacional cresceram, devido as misturas de solo falso de asteroide e turfa, utilizando simuladores de microgravidade. 

A descoberta deixou os pesquisadores animados, prova disso é o comunicado emitido pelos cientistas, onde diz que “Estabelecendo terrários em asteroides, os robôs poderiam assumir a manutenção das “fazendas autossustentáveis”. 
 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.